Nuno Jorge, representante das Grutas de Mira de Aire, Porto de Mós, foi eleito para um mandato de quatro anos, como segundo vice-presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas (ISCA), durante o congresso misto da ISCA e da Associação Nacional de Grutas (NCA) dos EUA, na cidade texana de San Antonio.
O encontro internacional que juntou 190 participantes de 58 organizações norte-americanas e europeias, realizou-se entre os dias 21 de Setembro e 1 de Outubro, e, segundo Nuno Jorge, foi uma oportunidade aproveitada pelas Grutas de Mira de Aire se promoverem turisticamente fora de Portugal.
O agora segundo vice-presidente fazia já parte do quadro directivo da Associação Internacional.
A representação daquelas que são uma das 7 Maravilhas de Portugal e as mais profundas cavidades visitáveis em solo nacional, foi a única oriunda do nosso País.
No congresso, marcaram presença gestores de cerca de quatro dezenas de grutas turísticas dos vários estados americanos e ainda de 20 responsáveis europeus de Espanha, França, Reino Unido, Eslováquia, Alemanha, Áustria, Itália e Portugal.
Fonte: 7 Maravilhas de Portugal
“Esta foi mais uma oportunidade para reforçar os laços de amizade com gestores de grutas de todo mundo e de partilha de experiências”, sublinha Nuno Jorge.
Durante os dias do certame, foi possível visitar seis grutas americanas ricas em formações cristalinas semelhantes a gelo e de grandes dimensões, além do estabelecimento de contactos com alguns aspectos inovadores a nível da tecnologia, da conservação da natureza e de colónias de morcegos, e ainda descobertas paleontológicas.
O congresso abordou ainda, em palestras e comunicações, temas como o poder da História, a cibersegurança, técnicas de marketing, eventos nas grutas e a importância da ciência.
O certame foi acompanhado pelo professor George Veni, geólogo, ex-presidente da União Internacional de Espeleologia e director do Instituto Nacional de Grutas e Carso, com sede em Carlsbad, no Novo México.