A vereadora com o pelouro da cultura na Câmara de Alcobaça lembra que o concelho é herdeiro de uma história na escrita e nas imagens em movimento enriquecida pelos monges copistas da Ordem de Cister e pelo pioneirismo do animatógrafo a funcionar na localidade logo no início do século XX. A oitava edição do festival Books & Movies, com que o município, segundo Inês Silva, procura democratizar o acesso à produção artística, persegue a tradição de outros tempos e projecta o futuro com nomes como João Botelho, Edgar Pêra, Alice Vieira, Helena Sacadura Cabral, Richard Zimler, Nuno Nepomuceno, José Milhazes e António Jorge Serafim.
Na programação anunciada para 13 dias, de 15 a 27 de Outubro, destaca-se a Gala Books & Movies, com homeagem ao escritor Gonçalo M. Tavares, a apresentação de uma obra original do pianista e compositor Daniel Bernardes, de Alcobaça, e a estreia de um novo documentário sobre Alcobaça da autoria da cineasta brasileira Larissa Lewandoski, com curadoria do próprio Gonçalo M. Tavares.
O cruzamento entre artistas locais e artistas de fora do concelho, em simultâneo com o incentivo ao cruzamento de diferentes artes, é, aliás, uma das características do festival, que acontece em espaços tradicionalmente ligados à cultura, mas, também, em cafés e noutros lugares, de modo a facilitar o encontro e o diálogo com o público.
“É muito importante”, assinala Inês Silva, que dá como exemplo a forma como o Books & Movies procura “retirar os alunos das salas de aula e das escolas” e levá-los a experienciar o festival, com o objectivo de suscitar “maior curiosidade” pela literatura e pelo cinema.
Com abertura agendada para 15 de Outubro, um dia antes de terminar o festival literário Folio, em Óbidos, também no distrito de Leiria e na região Oeste, o Books & Movies procura “ir às raízes do território”, diz a vereadora da Câmara de Alcobaça ao JORNAL DE LEIRIA.
“Quanto mais festivais literários e de cinema houver perto das pessoas, melhor, porque nós temos um défice de leitores em Portugal”, afirma. E o balanço é positivo: “Cada vez temos mais autores e mais gente nas artes”, assegura Inês Silva, e “cada vez mais público”.
Na programação do Books & Movies, está incluído o lançamento nacional do novo livro de Gonçalo M. Tavares, com o título O Diabo, centrado na temática das mitologias. O escritor vai também estar em Alcobaça para orientar um curso literário. Com teatro, uma exposição, leituras encenadas e oficinas de ilustração, o festival percorre a obra de José Saramago, no ano em que se comemora o centenário do Nobel português da literatura.
Outros destaques são os cine-concertos de Edgar Pêra e dos Sensible Soccers, com o colectivo nortenho a apresentar bandas sonoras para dois filmes de Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade.
No contexto do Books & Movies, estão anunciados 47 encontros e apresentações literárias, 32 sessões de teatro, cinco exposições, actividades cinematográficas e outras relacionadas com a gastronomia, num total de 190 sessões, que incluem espectáculos do festival de marionetas e formas animadas Manobras e o Rockfest no Museu do Vinho, com as bandas Bunny Kills Bunny e A Garota Não.