O cineteatro é micro, a carrinha tem estatuto de clássico e o ambiente recupera o encanto do século passado. É no interior de uma Mercedes 206 D de 1976, preparada para um máximo de nove espectadores, que acontecem as sessões do espectáculo A Viagem, durante a programação em Pombal do festival Manobras.
A Viagem, produção da companhia Mãozorra, com a estética de outro tempo, de quando as luzes do cinema e do teatro brilhavam em itinerância pelas aldeias, é um espectáculo de formas animadas para maiores de seis anos que anda em digressão desde 2019 e já estacionou em lugares do Norte ao Algarve.
Em Pombal, as seis apresentações, cada qual com 20 minutos, estão agendadas para domingo, 23 de Outubro, no Jardim do Cardal, com início às 16 horas.
À boleia da Mercedes 206 D transformada em cineteatro, a equipa da Mãozorra acumula “algumas” supresas – como ficar sem embraiagem antes de entrar em Lisboa pela ponte 25 de Abril – mas também “muitas e boas” histórias. Para quem paga bilhete, comenta João Costa, da direcção artística da companhia, o interior da carrinha representa “uma experiência” com “particularidades únicas”, dado “o carácter intimista” e “a proximidade” entre os espectadores e o palco.
“O público adulto adora a experiência” e “fica surpreendido” com a capacidade da Mercedes de pintura metalizada: plateia, régie, palco de estilo italiano e “todos os elementos de uma sala de teatro, mas a uma escala bastante reduzida”. A Viagem realiza-se num cenário de restaurante e tem como ponto de partida o “suposto” pedido de casamento de Raul à sua noiva, conta João Costa ao JORNAL DE LEIRIA. “É um espectáculo de objectos, sem palavras, que fala de encontros e desencontros que decorrem ao longo da nossa vida. Fala dos percursos [do] nosso imaginário, [que] em determinados momentos do nosso dia a dia (…) nos levam a “viajar” por desejos mais íntimos”.
Entretanto, a quinta edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas contempla Alcobaça e Pombal com 19 apresentações e oito espectáculos, no total dos dois concelhos.
Em Pombal, estão anunciados cinco espectáculos, entre 22 e 30 de Outubro: A Viagem, pela companhia Mãozorra, Conservando Memória, pelo El Patio Teatro, de Espanha, Consonância, que dia 25, às 14:30 horas, no Teatro-Cine de Pombal, junta as S.A. Marionetas e o pianista Daniel Bernardes, Sapatos Novos, dia 22, duas apresentações, às 16 e 17 horas, também no Teatro-Cine de Pombal, com o actor e manipulador espanhol Tian Gombau (L’Home Dibuixat) e Pé Ante Pé, da companhia DançArte.
Já em Alcobaça, sempre no Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, a programação do festival começou a 16 de Outubro e até dia 25 ainda há oportunidade para ver os espectáculos Álbuns da Terra, por Tânia Dinis, que inclui uma oficina para escolas, O Guardião do Rio, pelo Teatro da Palmilha Dentada, e Conservando Memória.
Teatro de objectos e formas animadas, marionetas, música, dança, clown, performance e manipulação de imagens de arquivo ao vivo são géneros que integram a programação do Manobras para os concelhos de Pombal e Alcobaça.