A sustentabilidade ambiental e o envolvimento da comunidade vão estar em destaque durante o “Mês do Mar” em Peniche, que preparou um conjunto de iniciativas das mais variadas áreas, no âmbito do Dia Nacional do Mar, que se assinala no dia 16 de Novembro.
Entre o programa destaca-se o ciclo de conferências “Mar: Cultura, História e Identidade” (5, 13, 20 e 27 de Novembro), o III International Meeting “Histories of Nature and Environments: More Than Just Biodiversity” (24-26 novembro) e a apresentação do Projecto de Valorização do Peixe Seco de Peniche, esta última realizada no âmbito da parceria entre a Associação Onda, o Município de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, refere uma nota de imprensa.
Na componente educativa a literacia do Mar assume um papel de destaque através da sessão formativa “Literacia dos Oceanos – Berlenga, Reserva da Biosfera da UNESCO” (10 de Novembro), da apresentação de Projectos Educativos Inovadores sobre o Mar, no Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), e do programa “Peniche, um Mar de Paz e Oportunidades”, que assinala também o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de Novembro).
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Smart Ocean Peniche organizam ainda o “Turismo Costeiro e Marítimo – Oportunidades e Desafios” (17 de Novembro) e o evento “Construir um Futuro Azul-Territórios Costeiros e a Bioeconomia Azul” (24 de Novembro).
A promoção da preservação e sustentabilidade ambiental em torno do mar serve de mote à Sustainable Surf Experience (19 de Novembro), promovido pelo Peniche Surfing Clube e a diversas acções de limpeza costeira e subaquática, a realizar ao longo do mês.
Será possível experimentar ainda diversos desportos náuticos no Open Day do Clube Naval de Peniche (5 Novembro), adianta ainda o comunicado, que informa ainda que estão programadas várias exposições de pintura, fotografia e artesanato, de artistas e artesãs locais, tendo o mar e a identidade marítima do território como pano de fundo.
“Peniche apresenta assim um programa completo e diversificado que, em linha com os ‘Objectivos de Desenvolvimento Sustentável’ definidos pela ONU na agenda 2030, pretende atingir os objectivos de promoção de vida saudável, educação de qualidade, trabalho digno e crescimento económico, inovação e infra-estruturas, cidades e comunidades sustentáveis, oceanos, mares e recursos marinhos, paz e justiça.”