O Município da Batalha vai celebrar um acordo com o IRHU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que lhe garante acesso a cerca de 700 mil euros para aquisição e reabilitação de imóveis no concelho.
Do valor global, 234 mil correspondem a incentivo a fundo perdido e quase 377 mil resultarão de um empréstimo bonificado, especifica uma nota de imprensa da autarquia.
O financiamento resulta de uma candidatura ao Programa Primeiro Direito do IRHU, ao qual o município submeteu a sua Estratégia Local de Habitação, documento que “preconiza a resolução de situações de carência habitacional indignas e promoção da inclusão e coesão social”.
Aprovada em Julho deste ano, a ELH da Câmara da Batalha identificou no concelho 43 agregados em situações habitacionais “indignas”, num total de 78 pessoas. Destas, 30 vivem em casas que não oferecem condições de salubridade e de segurança. Há ainda 14 agregados a viver em espaços “inadequados” e 16 em situação de sobrelotação.
Para suprir essas carências, e segundo o documento, será necessário um investimento a rondar 3,7 milhões de euros. Desse total, a câmara compromete- se investir até 700 mil euros, cabendo a restante fatia aos privados.
Através da ELH, o Município da Batalha pretende “concretizar o reforço da oferta de habitação adequada às necessidades e perfis da população, promovendo o acesso universal a uma habitação digna”.