O concelho de Pombal vai ganhar cinco novos parques de recolha de “monstros”, nas localidades da Almagreira, do Carriço, do Louriçal, da Mata Mourisca e da Pelariga.
Segundo o município, o investimento é superior a 145 mil euros.
Nos novos espaços, podem ser depositados resíduos domésticos volumosos, com formas ou peso pouco habituais como móveis, colchões, electrodomésticos, alcatifas ou tapetes.
“A iniciativa vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida, de dotar o concelho com condições de recolha de resíduos domésticos volumosos, mas também para procurar disciplinar a má utilização que, de uma forma geral, é dada aos contentores de resíduos que têm estado disponíveis para este fim”, refere fonte da autarquia em nota.
Resíduos provenientes de construções e demolições, pneus e resíduos provenientes de oficinas; resíduos perigosos e industriais; cartões, plásticos, lixos domésticos e resíduos de jardinagem não serão aceites.
Os espaços estão equipados com um sistema de videovigilância, para salvaguardar a sua utilização abusiva ou irregular.
MATERIAIS ACEITES
– Móveis
– Colchões
– Eletrodomésticos
– Alcatifas
– Tapetes
MATERIAIS RECUSADOS
– Resíduos de construção e demolição
– Pneus e quaisquer outros resíduos provenientes de oficinas
– Resíduos perigosos (telhas lusalite, tintas, lã de rocha, entre outros)
– Resíduos industriais
– Cartões
– Plásticos
– Lixo doméstico
– Resíduos verdes (relva, palmeiras, ramos, etc.)
REGRAS DE FUNCIONAMENTO
a) O parque de recolha de monstros destina-se exclusivamente a utilizadores domésticos residentes no concelho de Pombal;
b) Os monstros têm de ser depositados correctamente no interior do contentor colocado para o efeito pelos respectivos utilizadores;
c) É expressamente proibido e punível com coima depositar qualquer tipo de resíduos fora do contentor, bem como no espaço interior e exterior do recinto;
d) É expressamente proibido furtar, destruir, vandalizar ou danificar os equipamentos existentes neste espaço;
e) É expressamente proibido e punível com coima o furto de resíduos existentes no parque de recolha de monstros;
f) O horário de deposição definido deverá ser integralmente cumprido pelos seus utilizadores;
g) Deverão ser reportadas ao Município de Pombal ou respectiva Junta de Freguesia/União de Freguesias eventuais anomalias ou inexistência do equipamento destinado à deposição de monstros.
RECOMENDAÇÃO
Sempre que tenha dúvidas sobre o destino a dar a um determinado resíduo, recomenda-se que contacte os serviços municipais (recolhademonstros@cm-pombal.pt) para esclarecimento.