O Município da Marinha Grande elaborou um questionário sobre as necessidades referentes à saúde mental, dirigido à população, que deve ser respondido até ao 31 de Janeiro, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Mental.
Numa nota de imprensa, a autarquia salienta que a saúde mental é uma das preocupações do Município. Constituindo-se a saúde uma matéria que diz respeito a todos, “pretende-se o envolvimento e o contributo de toda a comunidade na construção de um documento que reflicta as verdadeiras apreensões dos marinhenses”, refere o comunicado.
O questionário é anónimo e confidencial e as respostas serão utilizadas exclusivamente para a elaboração do Programa de Saúde Mental do Município da Marinha Grande. O tempo de resposta do mesmo está estimado em cerca de 4 minutos.
“A saúde mental é uma área crucial para a saúde e bem-estar da população. Considera-se urgente estar atento à saúde mental, não apenas por meio de uma forma curativa, mas, acima de tudo, de um modo preventivo, promovendo as capacidades do ser humano para que este possa atingir o seu próprio equilíbrio, reforça o Município da Marinha Grande.
A autarquia destaca ainda que, “embora existam pessoas com potencialidades que lhes permitem lidar melhor com situações adversas e com a mudança, outras necessitam de ser capacitadas com literacia ao nível da saúde mental, para prevenir uma futura doença mental e para que consigam ter as suas próprias ferramentas e utilizarem-nas em situações de maior pressão e mudança”.