A equipa sénior da União Desportiva de Leiria (UD Leiria) estreou ontem o novo campo de treinos, na freguesia de Bidoeira de Cima. A utilização deste espaço resulta de um protocolo celebrado com o Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense (GDRB), com duração até 2040.
O protocolo prevê um investimento, na ordem de centenas de milhares de euros por parte da UD Leiria, na renovação do complexo desportivo. Em 21 dias foi já construído um campo de relva natural, com sistema de rega, vedação, muros de suporte de terras e acessos internos.
“Está também em andamento a remodelação do edifício dos balneários, que esperamos terminar no prazo de 10 dias. A obra ficará completa com um parque de estacionamento e outras estruturas de apoio, a instalar num terreno já adquirido para o efeito”, explica o presidente da SAD da UD Leiria ao JORNAL DE LEIRIA.
[LER_MAIS]
De acordo com Armando Marques, o Complexo Desportivo da Bidoeira é “o primeiro de vários investimentos que a União de Leiria pretende fazer para afirmar o clube e a cidade no panorama desportivo da região e do País”.
“É a antecâmara do Centro de Estágios e Alto Rendimento que pretendemos construir na periferia da cidade. Será uma obra de referência que em muito engrandecerá Leiria e deixará orgulhosos os leirienses. Havendo boa vontade de todos os quadrantes, essa obra será uma realidade num futuro próximo”, assegura Armando Marques.
A treinar actualmente no Pilado, localidade da Marinha Grande, a equipa sénior continuará a utilizar também este espaço. “Continuará a utilizar as várias soluções que tenha à disposição para treinar e o Pilado, que tem sido a nossa casa, vai continuar a receber treinos nossos, até porque um só relvado não aguentaria o volume de treinos que uma equipa profissional necessita”, refere.
GDR Bidoeirense destaca “importância” do acordo para a freguesia
Contactado pelo nosso jornal, o presidente do GDR Bidoeirense explica que a hipótese de chegar a um acordo já era “conversada há algum tempo”, tendo sido levada à assembleia-geral de sócios do GDRB em Fevereiro.
“Acima de tudo, aquilo que defendemos desde o início foi que a identidade do GDRB tinha de ficar protegida, algo que está assegurado no acordo celebrado”, revela Bruno Carreira, adiantando que o clube de Bidoeira de Cima terá também a oportunidade de usufruir do espaço, designadamente para a promoção de actividades pontuais, como torneios da formação.
O presidente aponta ainda os benefícios que a requalificação do complexo desportivo com 30 mil metros quadrados, propriedade do GDRB, e respectiva utilização por parte da UD Leiria trarão à freguesia e ao clube.
“É uma oportunidade de recuperar um relvado e um espaço que estava desactivado e sem utilização. A própria freguesia, ao invés de ter aqui um espaço degradado, tem agora um novo ponto de referência, e um novo ponto de atracção de pessoas.”