O Município da Marinha Grande e o Comité Olímpico de Portugal (COP) celebraram esta manhã um protocolo de colaboração para a implementação do Programa de Educação Olímpica no concelho. O objectivo da autarquia, a primeira do distrito de Leiria a celebrar este protocolo, é “formar melhores cidadãos”.
“Pretendemos trabalhar em conjunto com o COP para promovermos o olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudáveis através dos valores olímpicos”, referiu o presidente do município.
Excelência, Amizade e Respeito são os valores do olimpismo que a autarquia pretende fazer chegar “aos alunos de todos os níveis de ensino, mediante uma abordagem motivadora para a transmissão de conhecimentos sobre o movimento olímpico”.
Na história da Marinha Grande, Raimundo Santos e Nuno Saraiva surgem como os únicos atletas a chegarem aos Jogos Olímpicos. Para o presidente do município, que enaltece este feito, apesar de ser “relevante” fomentar o aparecimento de olimpistas no concelho, “o mais importante é, em primeiro lugar, criar melhores cidadãos”.
“Se tivermos melhores cidadãos e conseguirmos proporcionar os valores do movimento olímpico, a probabilidade de termos mais olimpistas é maior. Esse é o nosso caminho.”
Além de promover os valores olímpicos junto dos mais novos, o Programa de Educação Olímpica visa ainda transmitir a emoção dos Jogos Olímpicos, através da abordagem a um conjunto de temas relacionados com o mundo olímpico nas diferentes disciplinas.
O programa prevê a utilização, nas aulas, de fascículos temáticos, fichas de actividades, textos de atletas, vídeos, imagens e jogos. O projecto objectiva ainda a implementação de actividades motivantes, interacções com atletas olímpicos através de palestras e debates, entre outros.
Nas palavras do presidente do COP, José Manuel Constantino, “o desporto não é apenas resultados”, encerrando também “um conjunto de valores que ao longo da história têm procurado ser transformados em instrumentos de formação educativa”.
A sessão contou ainda com uma homenagem ao atleta marinhense Raimundo Santos, o primeiro atleta olímpico do distrito, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92.
Começando por agradecer o reconhecimento, Raimundo Santos afirmou ter sido “um orgulho representar Portugal”. “Sair da Marinha Grande, numa altura em que Lisboa estava a 3:30 horas de viagem, não era fácil. Mas foi um orgulho e cultivei muitas amizades com a prática da modalidade”, destacou.
Após a celebração do protocolo e a homenagem ao atleta, seguiu-se a inauguração do Polidesportivo de Casal de Malta, resultante da requalificação do espaço público realizada pela autarquia, assim como o descerramento da placa da Pista Raimundo Santos, no Estádio Municipal da Marinha Grande.