Trocar a execução de tatuagens por alimentos, que serão entregues a uma associação de apoio a pessoas carenciadas. É este o novo desafio solidário a que se propõe Wagner Bento, proprietário de um estúdio de tatuagens, instalado na estrada dos Marinheiros, em Leiria, que já em 2020 ofereceu a reconstrução de mamilos, através de tatuagem realista, a vítimas de cancro da mama.
Desta vez, Wagner Bento e a sua equipa irão, uma vez por mês, fazer tatuagens gratuitas a quem entregar entre três a cinco quilos de alimentos, que serão depois doados à Associação Pipocas IP, sediada na Quinta do Bispo, em Leiria.
“No último sábado de cada mês, vamos fazer tatuagens gratuitas. Em vez de dinheiro, pedimos alimentos não perecíveis”, explica o tatuador, salientando que têm de ser trabalhos “minimalistas”, para que seja possível alcançar mais pessoas e, dessa forma, “maximizar” a doação de bens.
Segundo Wagner Bento, a iniciativa conta já com o apoio de uma empresa, que fornecerá algum material, como agulhas e toalhas, um apoio que espera receber de outros patrocinadores, de forma a criar uma “corrente solidária” que permita apoiar quem mais precisa.
“Sei bem o que isso é, porque na infância também passei dificuldades. Por isso, acho tão importante ajudar o próximo e participar, dentro das nossas possissibilidades, neste tipo de acções”, diz Wagner Bento que, em 2019, se mudou do Brasil para Portugal, país de origem de parte da sua família, oriunda de Aveiro.
“Leiria foi acaso. Tive um convite para trabalhar num estúdio de tatuagens e acabei depois por abrir meu espaço”, conta o tatuador, que, no início de 2020, se disponibilizou para, durante um ano, fazer a reconstrução gratuita de mamilos, através de tatuagem realista, a vítimas de cancro da mama. “Com a pandemia tive de parar, mas agora continuo a fazer, cobrando apenas os materiais”, adianta.