É o primeiro grande desafio de Alexandre Cordeiro e Ricardo Camarate no mundo dos ralis e os dois jovens leirienses, de 20 anos, não podiam estar mais “entusiasmados e motivados”. Trata-se da participação no troféu FPAK Júnior Team, cujas provas têm hoje início, em Castelo Branco.
Implementado em 2022 pela Federação Portuguesa de Automóvel e Karting (FPAK), o projecto FPAK Júnior Team visa a promoção de jovens talentos nos ralis. O projecto está de volta em 2023 com seis novas duplas de pilotos, inseridas em seis equipas distintas.
A FPAK apoia financeiramente a participação dos seis carros KIA Picanto, inseridos nas seis equipas nacionais com duplas de pilotos que não podem exceder os 25 anos de idade. Uma dessas duplas é composta pelo piloto Alexandre Cordeiro e pelo co-piloto Ricardo Camarate.
O percurso dos leirienses no mundo dos ralis teve apenas início no ano passado, no Rali de Alvaiázere, no Rali de Viseu e Vouzela e no Rali do Vidreiro, onde os jovens competiram com um carro antigo do pai de Alexandre Cordeiro.
“Éramos a dupla mais nova em competição e conseguimos alcançar resultados interessantes. No seguimento desses resultados, recebemos um convite por parte da equipa DomingoSport, actual campeã do troféu FPAK Junior Team, para este ano sermos nós a representar a equipa na competição”, conta Alexandre Cordeiro.
O carro, que começou a ser preparado em Novembro de 2022, entra hoje em acção no Rali de Castelo Branco, a primeira prova pontuável para o FPAK Júnior Team.
No calendário constam ainda mais quatro provas: Constálica Rallye Vouzela e Viseu (1 e 2 de Setembro); Rali da Água – CIM Alto Tâmega (15 e 16 de Setembro); 11.º Rali de Viana do Castelo, Cidade Europeia Do Desporto 2023 (22 e 23 de Setembro); Rallye Vidreiro Centro de Portugal, Marinha Grande (13 e 14 de Outubro).
No final, o vencedor da competição terá como prémio uma época completa no Campeonato de Portugal de Ralis em Rally 5, com o total suporte financeiro da FPAK.
Alexandre Cordeiro, 20 anos, é estudante de Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. Ricardo Camarate, também de 20 anos, é estudante de Engenharia Mecânica no Politécnico de Leiria.
A dupla leiriense está a representar a equipa DomingoSport, de Alcanede, Santarém, que conta actualmente com mais de 20 colaboradores, tendo mais de 15 anos de experiência nos ralis a nível regional e nacional.