“A Câmara Municipal de Leiria decretou este domingo três dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste, na sequência do falecimento de José Mattoso, aos 90 anos, um leiriense ilustre, que se notabilizou pelo seu percurso enquanto historiador, professor universitário e director da Torre do Tombo”, informa a autarquia, através da sua página de Facebook.
José Mattoso nasceu em Leiria em 1933. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade Católica de Lovaina, e doutorou-se em História Medieval.
Foi investigador, professor e exerceu ainda as funções de presidente do Instituto Português de Arquivos, de 1988 a 1990, ditendo sido director da Torre do Tombo, entre 1996 e 1998.
Viveu em Timor-Leste, colaborando na recuperação do Arquivo Nacional e no Arquivo da Resistência, e leccionando no Seminário Maior de Díli.
Autor de uma extensa bibliografia, foi um reconhecido especialista na História Medieval portuguesa. Recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa, em 1987, o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny, em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, a 10 de Junho de 1992, e o Troféu Latino, em 2007. Em 2021 foi homenageado pelo Município de Leiria, recorda a câmara.
“O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de José Mattoso e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, salienta ainda.