Dois olhares é o tema da exposição de pintura dos artistas plásticos Jose Antonio Del Castillo e Ana Marques Loureiro, que estará patente até final do mês, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Inaugurada dia 7 de Agosto, pelas 18 horas, os artistas referem, citados numa nota de imprensa do Município de Leiria, que a exposição “reflecte sobre os lugares de inspiração, sejam eles paisagens, monumentos ou ocorrências que ficam na memória”.
Jose Antonio Del Castillo expressa-se de forma realista/impressionista, ocasionalmente com um simbolismo subjacente.
“Preocupado com a composição e com o rigor do desenho, aspecto que transparece nos muitos retratos que pintou e em muitas outras obras, onde essas qualidades são realçadas, os temas que o artista escolhe, juntamente com um colorido diurno de ocres e azuis translúcidos, conferem à sua pintura uma leveza pictórica que faz lembrar a sua terra natal – Salamanca”, informa a autarquia.
Na última década, é possível observar nos trabalhos do artista uma combinação de tonalidades azuis e esverdeados, resultado da forte influência do mar da Figueira da Foz, cidade onde Jose Antonio Del Castillo reside.
Ana Marques Loureiro “reinventa-se continuamente nas técnicas que explora, sejam elas o desenho por vezes aguarelado, a pintura a óleo ou a pintura em azulejo, com uma vertente contemporânea/futurista”.
Mas mais do que o “exercício das técnicas, o que mais lhe interessa é o aprimoramento dos sentidos e da expressão”. “Há algo de expressionista nos seus azulejos de cariz geométrico, com fortes texturas de uma fase anterior e muito de simbolismo arquetípico que a acompanha desde o início do seu percurso até à fase actual.”