Chama-se Fundação Ti Maria de Jesus, foi formalmente constituída em Maio, tem sede na Rua das Portas Verdes, na Marinha Grande, e foi projectada para actuar no campo da educação para a saúde, da solidariedade social e da ajuda às vítimas de violência, adianta Alexandra da Luz, voluntária e neta de Maria de Jesus, a quem a instituição pretende homenagear.
Maria de Jesus nasceu em 1916, em Vale Salgueiro, na freguesia de Maceira (Leiria) e teve um percurso difícil, ficando órfã de mãe aos cinco anos de idade, explica Alexandra. Apesar das dificuldades, sempre manifestou grande vontade em ajudar os outros e contribuiu para melhorar a vida de todos os que a procuravam, conta a neta.
O pai de Alexandra é natural da Maceira e a mãe da Marinha Grande, pelo que decidiram sediar a fundação nesta última localidade, dando-lhe o nome de Ti Maria de Jesus, falecida em 2008. “A nossa missão é promover e proteger a saúde da comunidade, em particular das crianças e dos adolescentes”, salienta Alexandra Luz, pediatra de profissão, que na fundação assume sobretudo iniciativas relacionadas com a temática da saúde.
A instituição trabalha com voluntários e está a desenvolver projectos, em articulação com outras entidades, como escolas e autarquias, aproveitando a experiência e o trabalho por elas já realizado em campo, refere Alexandra Luz.
Entre as iniciativas previstas estão os Superheróis, uma série de publicações dedicadas às crianças, sobre vacinas, alimentação saudável e exercício físico, escritas e ilustradas pelas próprias crianças.
Outra iniciativa é Um domingo com o/a avô/ó que consistirá no recrutamento de crianças e jovens, que queiram acompanhar, um domingo por mês, um elemento da fundação, ao domicílio de idosos sem apoio familiar.
Isto a(SIM) é violência! dará o mote para uma outra iniciativa, que visa, através de cursos de vídeo e multimédia, colocar os participantes a realizar um filme capaz de sensibilizar para as situações de violência física, psicológica e em contexto de namoro, adianta Alexandra Luz.