Ana Soares, de 23 anos, licenciada em Medicina e estudante de mestrado, natural de Alcobaça, tomou posse como vereadora naquela câmara municipal, na passada terça -feira, sucedendo a Inês Silva, que renunciou ao cargo em Julho.
A jovem irá assumir a função que Eugénia Machado, empresária e número cinco da lista social-democrata na câmara, declinou devido a motivos profissionais, explicou o presidente do município, Hermínio Rodrigues.
Por enquanto, informou, Ana Soares não terá pelouros atribuídos, [LER_MAIS]até porque a sua prioridade será concluir o mestrado, o que não será impeditivo de dar o seu contributo na câmara e, no futuro, poder vir a assumir alguma pasta, acrescentou. Ana Soares “foi peça fundamental na construção do nosso programa eleitoral”, destacou Hermínio Rodrigues, para quem trabalhar com a jovem será “gratificante”.
Também Liliana Vitorino e António José Henriques (PS) fizeram votos de que Ana Soares traga ideias inovadoras. Para o vereador socialista, faz falta juventude que “desafie” e traga alguma “provocação positiva”.
João Santos (PSD) manifestou disponibilidade para ajudar e cooperar e Paulo Mateus (PSD) realçou que a jovem “está à altura do desafio”. Notando que o seu maior sonho é ser médica, Ana Soares frisou que não poderia negar o desafio de trabalhar pela terra que a viu nascer. Já Paulo Mateus é o novo vice- presidente de câmara.
O vereador mantém os pelouros da Mobilidade, Ambiente e Agricultura, Protecção Civil e Património Municipal, e assume o das Infra-estruturas, que cabia a Inês Silva.
“Estou aqui para ajudar o presidente neste desafio, que é levar a bom porto o manifesto com o qual se comprometeu nas eleições. Continuo cá para ajudar, como já fazia, mas agora com mais responsabilidade”, declarou ao nosso jornal o ex-presidente da Junta de Cela (2009 e 2017), que cumpre o seu primeiro mandato na câmara.
Quanto aos pelouros da Educação e Investigação, Cultura e Juventude, que também cabiam a Inês Silva, foram provisoriamente acumulados por Hermínio Rodrigues, que em breve irá reorganizar as pastas.
O presidente valorizou ainda o trabalho da ex-vereadora, que trabalhou com “empenho” nos seus pelouros, frisando que nunca se imiscuiu nas pastas que entregou. Recorde-se que, recentemente, Inês Silva explicou ao nosso jornal que renunciou por entender que não estavam reunidas condições para trabalhar em equipa.