O Mercadona vai instalar-se no antigo edifício da Sarvinhos, em Leiria, tendo já submetido o pedido de licenciamento para construção do supermercado à autarquia.
Uma vez que “as operações urbanísticas em causa geram maior afluxo de pessoas e veículos, implicando uma sobrecarga significativa nas infra-estruturas existentes”, nomeadamente na rede viária, a empresa compromete-se a construir uma rotunda em frente ao estabelecimento comercial, de modo a contribuir para uma melhor circulação do trânsito.
Além desta intervenção, a empreitada prevê ainda trabalhos de arranjos do exterior. O pedido de licenciamento obriga ainda à criação de uma ilha ecológica, constituída por cinco contentores e a cedência ao domínio público de uma parcela de terreno com a área de 471,10 metros quadrados (m2).
Segundo o documento que foi aprovado na última reunião de câmara, a empreitada do Mercadona abrange uma área total de 6.045 m2, com o valor estimado de 330 mil euros. O supermercado terá uma área de utilização de comércio de 3.625 m2.
“A mesma deverá comparticipar nos custos das obras de urbanização em 60% da área global de intervenção, ou seja 200.030,50 euros.”
Ricardo Santos, vereador das obras particulares da Câmara de Leiria, explica que o processo de licenciamento da construção deverá ser analisado, possivelmente, na próxima reunião de executivo. Segundo o autarca, o Mercadona terá “urgência” em instalar-se rapidamente em Leiria. A obra para edificar o supermercado da cadeia espanhola poderá iniciar-se ainda este ano.
“Penso, que o Mercadona estará em condições de abrir ao público durante o próximo ano”, acrescentou.
Por outro lado, os trabalhos para a construção da nova loja Aldi, num terreno localizado junto ao posto de combustível da Alves Bandeira, nos Marinheiros, já se iniciaram, com a preparação do terreno a iniciar-se através do abate de árvores no local.
Com 6.881 metros quadrados, dos quais 1.955 m2 serão ocupados com o edifício, o projecto de arquitectura está já está aprovado pela câmara, refere Ricardo Santos, ao revelar que no âmbito do projecto encontra-se prevista a beneficiação de parte da Rua da Escola.
Lidl mais atrasado