São milhares os motociclistas de todo o País, e não só, que estão hoje no Santuário de Fátima para a bênção dos capacetes. Em 2022, o evento juntou cerca de 160 mil motards, o número mais elevado de sempre, que a organização gostaria de ver ultrapassado este ano, embora a previsão de chuva possa ter afastado alguns participantes.
A bênção dos capacetes, que vai na sua oitava edição, começou em 2014 numa iniciativa de Carlos Pereira, motard de Atouguia da Baleia, Peniche, que juntou um grupo de amigos para a organização do evento.
O evento tem associada uma componente solidária, com a venda de merchandising a reverter para uma causa. Este ano, as verbas angariadas destinam-se à aquisição de material para os Bombeiros Voluntários de Fátima e para apoiar Raquel Saraiva, membro do Grupo Motard de São Miguel, Açores, que ficou paraplégica na sequência de um acidente de mota.
A par da vertente solidária, a peregrinação da bênção dos capacetes tem ainda associada uma campanha de sensibilização rodoviária dirigida aos motociclistas, através de pequenos vídeos, à qual se associou a GNR, que está a reforçar o patrulhamento em Fátima e em algumas das principais estradas de acesso ao Santuário.