A organização espera receber mais de 500 tocadores de concertina, este sábado, 30 de Setembro. O evento, que vai para a 22ª edição, acontece na Barrenta, aldeia do concelho de Porto de Mós, na União de Freguesias de Alvados e Alcaria.
São pouco mais de 30, os habitantes, mas, durante um dia, a Barrenta acolhe uma das maiores manifestações de cultura popular do país, à volta de um dos instrumentos mais tradicionais em Portugal, com músicos, cantadores ao desafio, gastronomia e artesanato.
Este ano, o programa do Encontro Nacional de Tocadores de Concertina promovido pelo Centro Cultural da Barrenta tem início agendado para as 14 horas e, segundo a organização, haverá pelo menos duas zonas de tasquinhas, que pretendem, também, proporcionar oportunidades para o convívio e a troca de experiências entre grupos.
Em 2022, a Barrenta reuniu, no território do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, mais de 550 tocadores e milhares de visitantes. “Os cantares ao desafio são cada vez mais uma das maiores apostas. A expectativa é este ano aumentar o leque de grandes nomes a nível nacional”, adiantam os promotores no comunicado enviado à imprensa.
O Centro Cultural da Barrenta “tem apostado em sinergias com as autoridades locais no sentido de melhorar os acessos, bem como as condições de segurança”, lê-se na nota de divulgação. “A aldeia mobiliza meios e infraestruturas, para responder às necessidades, e proporcionar assim um momento inesquecível a quem por ali passa”.
O primeiro Encontro de Tocadores de Concertina na Barrenta aconteceu em 2002 e envolveu cerca de 40 tocadores.