O piloto de karting João Maria Pereira conquistou o campeonato nacional Rotax, na categoria Mini-Micro, apurando-se pelo segundo ano consecutivo para as míticas Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Mundial Rotax –, que serão disputadas entre 2 e 9 de Dezembro, no Bahrain, por cerca de 400 pilotos oriundos de mais de 60 países.
Depois de ser campeão na categoria Micro-Academy, na categoria Mini-Max em Portugal e em Espanha, entre outras conquistas, o alcobacence de 11 anos conquistou este ano o título de campeão nacional da categoria Mini-Micro, após cinco bem-sucedidas provas no Campeonato de Portugal Rotax.
João Maria Pereira, que em 2022 disputou o seu primeiro Mundial de Karting Rotax da categoria Mini-Max, em Portimão, onde era o mais novo entre os campeões de outros países, voltará a ser, em Dezembro, um dos mais jovens pilotos entre um pelotão de 72 concorrentes.
“Cumprimos com os objectivos a que nos propusemos, que era sermos campeões nacionais e obtermos novamente a qualificação para o Mundial Rotax”, começou por sublinhar Rui Pereira, responsável técnico de João Maria Pereira, citado numa nota de imprensa.
Sobre as expectativas para o Mundial Rotax, no Bahrain, Rui Pereira está confiante numa boa prestação do jovem piloto de Alcobaça. “Esta época fizemos algumas provas do ‘Europeu’ Rotax e julgo que a experiência que o João Maria acumulou reflectir-se-á no Mundial. Pelo facto do Mundial ser disputado no Bahrain, cuja pista desconhecemos por completo, o nosso principal objectivo é, entre os 72 pilotos, passar à final reservada a 36 concorrentes. Depois, é manter a nossa ambição e lutar por um lugar no top-10”, sublinhou Rui Pereira, adiantando que o piloto transitará em 2024 para a categoria júnior.