Em Casal da Charneca, no concelho de Alcobaça, há uma agência de publicidade que ao longo de 20 anos tem colhido prémios e conquistado clientes das mais diferentes latitudes. Qualidade e criatividade, saber surpreender com “ideias fora caixa” têm sido cruciais na projecção da Icon02, conta Marco Coelho, gerente da empresa.
Trabalhar fora de um grande centro urbano não tem sido impedimento para a expansão do negócio. Existe a vantagem competitiva de estar localizado à margem dos grandes centros [LER_MAIS]e de todos os custos que lhes estão associados, existe ainda a vantagem da centralidade geográfica e também da proximidade de várias escolas, entre as quais o Politécnico de Leiria, explica Marco Coelho.
Além disso, a qualidade e a criatividade que marcam a actividade da agência têm sido impulso suficiente para trabalhar com clientes de vários pontos do País e fora dele, nota o responsável pela Icon02, onde cerca de 35% do negócio corresponde a exportação. Moçambique, Estados Unidos, França e Espanha são alguns dos seus mercados internacionais.
A empresa trabalha marcas, desde o seu registo, desenvolvendo todos os elementos de comunicação, que podem ir do cartão de apresentação, passando pela criação de sites, gestão das redes sociais, à presença nos stands, em feiras. Nalguns casos, as fotografias dos produtos são feitas nos estúdios de Casal da Charneca. Noutros, é a equipa e todo o material necessário que se deslocam a pedido do cliente. E isso tanto pode acontecer no interior de uma pedreira do País como num cenário de praia das Seicheles, exemplifica o responsável.
Entre os clientes da Icon02 estão marcas de cutelaria, fabricantes de coberturas cerâmicas, de equipamentos metalomecânicos. Mas também o agente imobiliário da casa mais cara à venda em Portugal, bem como o criador de luxuosas salas de cinema aplicadas em sumptuosas moradias particulares, refere Marco Coelho, que não adianta pormenores sobre uma actividade onde a confidencialidade faz parte do negócio.