O guião para curta-metragem ’77, de que Alexandra Paraíso é autora, está entre os eleitos para integrar o quarto volume da iniciativa Novos Argumentos.
O trabalho da argumentista e actriz de Leiria foi escolhido no âmbito da primeira open call lançada pelo projecto short/age.
“Para ser aceite no seu grupo de amigos, a tímida Íris desafia-se a uma tarefa difícil: encontrar maneira de entrar nos bastidores de um concerto esgotado e arranjar passes para todo”, pode ler-se na sinopse.
O guião integral, acompanhado por uma ilustração de Mariana Rio, encontra-se disponível neste link.
O projecto short/age surgiu em 2020 e é também a marca de um festival internacional de cinema curto, com sessões presenciais em Viseu.
Natural de Leiria, onde nasceu no ano 2000, Alexandra Paraíso “passou a grande parte da sua adolescência nas salas de ensaio da companhia Leirena Teatro e nos tempos livres cultivava a sua paixão pelo cinema, passando horas com os olhos colados à tela”, revela a biografia partilhada pelo short/age.
Em 2017 participou no filme Jacinta. No ano seguinte, iniciou os seus estudos de Produção de Filme e Teatro na Brunel University London em Inglaterra. Na disciplina de screenwriting instruída por Neil Arksey escreveu a sua primeira curta-metragem: Born To Be Wild (2019).
Regressou a Portugal em 2020 onde iniciou a sua carreira como actriz profissional. De momento, encontra-se a desenvolver uma série com o título Parolas em Lisboa.