O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR de Pombal, detectou, na sexta-feira, dia 9, a contaminação de um troço do rio Arunca, em Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.
A força de segurança refere que, após receber uma denúncia de um cidadão particular, sobre a alteração das características de coloração da água neste afluente do rio Mondego, “foram realizadas diligências que permitiram” identificar a origem da causa da contaminação.
“Verificando-se, em flagrante delito, uma descarga ilegal, permanente, de resíduos de uma pedreira existente na zona, directamente para uma linha de água de nascente.”
O Comando Distrital da GNR adianta que o SEPNA contactou um responsável da empresa em causa e “foi possível pôr-se cobro à referida descarga para o meio hídrico”, salientando que “este tipo de contaminação poderá causar efeitos negativos na fauna e flora deste recurso hídrico”.
Os militares iniciaram um processo de coima por contraordenação ambiental muito grave, remetido à Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente.