Já estão em marcha as comemorações dos 100 anos da freguesia de Pedreiras, no concelho de Porto de Mós, que se prolongarão ao longo do ano e que terminarão a 19 de Dezembro, dia da criação da freguesia.
Segundo o presidente da junta, as celebrações irão “envolver toda a comunidade”, com actividades culturais, desportivas e religiosas, que culminarão com a reactivação do Festival Moinho de Vento, que foi um dos “eventos mais importantes do concelho”.
“Queremos uma festa feita na comunidade e pela comunidade”, afirmou Pedro Pragosa, na última Assembleia Municipal, realizada na freguesia, referindo a preocupação de incluir na comissão organizadora do centenário representantes das forças vidas da localidade, onde se incluem também ex-presidentes de junta e da assembleia de freguesia.
Na intervenção que fez na assembleia municipal, o presidente da Junta das Pedreiras referiu também algumas das “preocupações” da freguesia, como a necessidade de dar continuidade aos investimentos em curso na área do saneamento básico e da requalificação de linhas de água.
O autarca falou também de alguns dos projectos em curso, como a instalação de bungalows no parque de campismo, que deverá ser “uma realidade até ao Verão”, e a criação de museu de arte cerâmica na antiga escola da Cruz da Légua.
A autarquia tenciona também transformar a antiga escola de Cabeço Roxo num albergue para peregrinos, a caminho de Fátima.