O Grupo EST, Electricidade, Instrumentação e Automação Industrial, sediado na Boa Vista, no concelho de Leiria, está envolvido na construção de vários data centers (centros de dados) na Noruega, que serão utilizados por alguns dos gigantes mundiais da economia digital.
O arranque do projecto remonta a Maio de 2023 e resulta de um desafio lançado em Dezembro de 2022, quando representantes de uma empresa norueguesa marcaram uma reunião em Leiria, com o responsável da EST, Mário Rodrigues.
51 milhões de euros
“Vinham da CTS Nordics, uma empresa de grande dimensão que está a construir data centers em vários locais da Escandinávia, e procuravam um parceiro da área da electricidade, de preferência português, pois apreciam bastante a nossa maneira de trabalhar”, conta o responsável, recordando que, na lista de candidatos seleccionados, a EST estava no topo.
[LER_MAIS]À data, a empresa de Leiria já concluiu os trabalhos eléctricos de colocação de cablagem num data center em Oslo, a capital, e tem em mãos mais dois.
O objectivo é que esteja envolvida noutros projectos da mesma natureza, sendo a expectativa para vários anos.
Quando concluídos, os data centers albergarão os servidores de grandes empresas de comunicações e logística.
O acordo com a CTS Nordics resultou na criação da EST-GT Nordics, uma empresa norueguesa de direito local, onde a EST tem uma participação maioritária.
A CTS Nordics e a GT, outra empresa da área da electricidade e quadros elétricos, detêm o restante capital.
“O plano prevê a criação de uma rede de data centers. O maior actualmente em curso é designado por projecto Beluga (na foto) e estende-se por cinco edifícios, cada um com uma área térrea equivalente a um campo de futebol e vários andares, na cidade de Hamar, a 120 quilómetros a norte da capital”, conta Mário Rodrigues.
Segundo informações divulgadas pela Green Mountain, a dona do projecto, no seu site, este será o maior “campus de data center na Noruega”.
O TikTok irá usar três destes centros de dados para o seu Projecto Clover, destinado a armazenar informações de cidadãos europeus dentro de território da UE, num investimento anual de 1,2 mil milhões de euros.
O primeiro edifício está em fase de conclusão, o segundo está numa fase adiantada e as equipas da EST-GT-Nordics preparam-se para iniciar os trabalhos no terceiro edifício.
O Beluga terá um consumo de 180 MW (megawatts).
“Temos vários contratos firmados. Além do projecto Beluga [Hamar], temos outro em Enebakk, nos arredores de Oslo, e, em Kristiansand. Temos também a intenção de expandir para a Finlândia, Dinamarca e Suécia, na mesma área e com os mesmos parceiros”, diz Mário Rodrigues.
Actualmente, na Noruega, a EST-GT-Nordics dá emprego a 470 trabalhadores.
Mais de 200 são portugueses.
O recrutamento, em Portugal, continua em curso, para ajudantes, aprendizes e supervisores nas áreas da electricidade e serralharia.
Em 2023, a EST facturou 22,8 milhões de euros.
“Na Noruega, de Maio até Dezembro, na EST-GT Nordics, facturámos 51 milhões. Ou seja, mais do dobro do que o ano inteiro em Portugal. Mas também foi um ano de muito investimento, pois tivemos de iniciar a empresa do zero”, resume Mário Rodrigues.