Prestes a receberem obras para serem convertidas no futuro Antiga fábrica de lanifícios dá lugar a condomínio empresarial, as instalações da antiga fábrica de lanifícios Barros III, em Castanheira de Pera, já receberam um primeiro inquilino. Trata-se da empresa CME Renováveis, que anunciou a instalação de um centro técnico para as energias renováveis, que ali emprega 25 colaboradores.
Está para breve o início das obras que irão transformar a antiga fábrica no Condomínio Empresarial dos Esconhais, um investimento de cerca de três milhões de euros, que requalificará os pavilhões, criando 14 fracções destinadas a acolher pequenas e médias empresas, explica António Henriques, presidente do Município de Castanheira de Pera.
Com uma área total de cerca de 10 mil metros quadrados, as várias[LER_MAIS] fracções divergem na sua dimensão, entre os 400 e os 2 mil metros quadrados, expõe o autarca.
Disponibilizar diferentes espaços é uma estratégia de captar empresas de vários sectores, capazes de gerar emprego e fixar famílias naquele concelho do Norte do distrito de Leiria, acredita. O futuro condomínio irá também contar com espaços de cowork, zonas comuns de reunião e copa, bem como zonas externas de circulação entre os armazéns.
Pela proximidade com a Praia das Rocas, o condomínio será sobretudo compatível com empresas de serviços, de comércio e indústrias criativas, salienta ainda.
Concluído o concurso público para a transformação do espaço, prevê-se que as obras, com prazo previsto de 18 meses, avancem ainda durante o primeiro semestre de 2024. O projecto está identificado no Plano de Recuperação do Pinhal Interior e contará com financiamento, antecipa o presidente da autarquia.
Entretanto, como parte da antiga fábrica de lanifícios mantinha boas condições de utilização, já recebeu a empresa a CME Renováveis, com centro técnico “dedicado às tecnologias eólicas e solares”, que presta “serviços de monitorização e manutenção de parques de energias renováveis”.
O autarca avança ao JORNAL DE LEIRIA que outro projecto deste tipo está a ser preparado para o concelho de Castanheira de Pera. “Estamos a pensar na criação de uma outra área empresarial na fábrica da Retorta, um projecto para iniciar ainda durante este primeiro semestre.”
Trata-se de antigas instalações de uma outra antiga indústria de lanifícios, também com área de 10 mil metros quadrados, acrescidos de mais 3 hectares não edificados e que se podem aproveitar, especifica António Henriques.
O investimento será superior ao do Condomínio Empresarial dos Esconhais e, face à capacidade do município, também terá de contar com apoio comunitário, prevê o autarca. “Temos sentido uma procura muito grande para instalação de empresas e temos de trabalhar para rapidamente proporcionar áreas onde se fixem”, salienta o presidente.