Termina hoje, sexta-feira dia 12, em Munique, na Alemanha, a feira Ceramitec, considerada como a “mais importante a nível mundial” para a indústria cerâmica.
Neste evento com actividades ligadas às máquinas, aos equipamentos e às matérias-primas para o sector, estão presentes seis empresas do distrito de Leiria com o apoio da Nerlei CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/ Câmara de Comércio e Indústria.
Entre os 500 expositores de 37 países, de Leiria, estão presentes a Cerâmica do Liz, de produção de refractários e sistemas para fornos de cerâmica, a Corbário, de extracção de argilas e caulinos, e a Leirimetal, de máquinas e equipamentos industriais para as indústrias de materiais de construção, cerâmica e vidro. De Alcobaça, estão a Metalúrgica Lopes e Capitaz e a RJC – Soluções Industriais, da área metalúrgica.
Da Batalha, participa a Induzir, que fabrica fornos para cerâmica. No caso da Corbário, o principal objectivo passa, cada vez mais, pela adopção de um perfil de empresa fortemente exportadora.
A presença nesta feira é atractiva para o negócio devido à possibilidade de diversificar mercados.
“Com as guerras, com as crises financeiras e económicas que estamos a viver, entendemos que, quanto mais diversificados forem os nossos mercados, mais sólida será a empresa”, refere Luís Vieira, administrador da empresa extractiva de Leiria.
O empresário adianta que a feira, por ter uma forte componente internacional, que “toca vários continentes”, torna praticamente obrigatória uma presença para “abrir fronteiras”.
O mercado que absorve a maior parte da produção da Corbário, uma das líderes na exportação do distrito de Leiria, é o de Espanha, a que se seguem o Egipto, a Itália e a Turquia.
“Temos ainda algumas vendas para a Índia e para o Paquistão”, adianta Luís Vieira. Na feira da Alemanha, a aposta foi na divulgação de “produtos com valor acrescentado”, qualidade que Luís Vieira acredita ajudar a atingir importantes nichos de mercado, em vez de mercados onde se vendem maiores volumes, mas com retorno inferior.
“Cada tonelada que saia da nossa empresa, deve ser mais bem paga e valorizada. Por isso é que viemos a esta feira.”
Sendo a questão ambiental omnipresente na indústria extractiva, o administrador acredita que os 80 anos de actividade da Corbário no mercado nacional, aliados ao cumprimento das disposições ambientais, “falarão por si e ajudarão à criação de uma relação de confiança” com potenciais novos clientes.
“Somos líderes num consórcio do PRR e, obviamente, estamos cada vez mais sensibilizados para ter uma empresa estável financeira e ambientalmente. Temos cuidado com as frotas que escolhemos, com o tipo de equipamentos que utilizamos e fazemos um esforço para reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.”
No caso da Leirimetal, empresa de Leiria que se dedica à concepção e construção de máquinas e soluções completas para a indústria da cerâmica estrutural, a presença na Alemanha faz parte de um procedimento estratégico.
A ida da empresa, que já se encontra internacionalizada há vários anos, à Ceramitec, segundo explica o administrador José Neves, serve para manter a sua visibilidade e presença no teatro internacional.
“É um suporte para a nossa internacionalização e para potenciar o nosso nome. É uma feira muito específica, num sector muito específico. Conhecemos quase todos os potenciais clientes e os concorrentes são como amigos.”
Além de Portugal, em 2023, os principais mercados da Leirimetal foram o Iraque e o País de Gales. Em 2024, a presença internacional mais importante deverá ser na Argélia. “Também operamos muito no mercado francês… Como somos contratados para projectos muito grandes e importantes, acabamos a trabalhar quase em exclusividade neles.”
No País de Gales, a empresa esteve envolvida na construção, de raiz, de uma unidade de produção de placas de gesso.
“No Iraque, estamos a construir duas fábricas completas na área da cerâmica, em Bagdade”, conta José Neves.
7,4 milhões para casa, escritório e automóvel
A presença na Ceramitec é uma iniciativa International Business 2023-25, que a Nerlei CCI está a desenvolver para promover a competitividade e capacidade exportadora em PME das fileiras casa, escritório e automóvel, pela participação em feiras, missões internacionais e na implementação de acções de marketing internacional, de transformação digital e do desenvolvimento do e-commerce.
É financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do PITD – Programa Inovação e Transição Digital, em quase 7,4 milhões de euros, com uma comparticipação de 3,9 milhões do FEDER.