É uma prova desafiante que percorre a ilha da Madeira de lés-a-lés e tem como cenário as paisagens idílicas daquele território, entre as quais a Laurissilva, Património Mundial Natural da UNESCO.
São 16 os atletas do Lizrunners – Clube de Trail de Leiria que vão aventurar-se no MIUT – Madeira Island Ultra Trail, que decorre entre os dias 27 e 28 de Abril.
Com distâncias de 16, 42, 85 e 115 quilómetros, a prova conta com a participação de inúmeros atletas nacionais e internacionais e atravessa, entre subidas desafiantes e descidas técnicas, os concelhos de Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, São Vicente, Santana, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico.
A presidente da direcção do Lizrunners, Regina Fernandes, reconhece “as dificuldades em levar um grupo tão elevado de atletas amadores, para um clube com poucos recursos”.
“Mas quando lançámos o desafio aos nossos atletas, a adesão foi muito positiva. Esta é também uma oportunidade para os nossos atletas participarem na prova mais ambicionada da modalidade”, constatou a dirigente.
O primeiro percurso, com 115 quilómetros, arranca à meia-noite do dia 27 de Abril, no centro da vila do Porto Moniz e, no mesmo dia, têm início também as provas dos 85, 60 e 42 quilómetros.
No dia seguinte é dada a última partida, da prova de 16 quilómetros, no centro do Porto da Cruz, em direcção à vereda do Larano.
Regina Fernandes, que participa na prova dos 85 quilómetros, garante que “entre subidas e descidas, levadas e maciços montanhosos”, os atletas do Lizrunners vão promover o “território e a região de Leiria”.
A Associação Lizrunners, sediada em Leiria, tem organizado ao longo dos anos várias provas no concelho, sendo a mais conhecida o Xmas Night Trail, que se realiza anualmente em Dezembro.