Os bordados de Castelo Branco e a rota do megalitismo da CIMVDL são dois dos filmes produzidos pela produtora de Leiria Slideshow que, a partir de Junho, estarão disponíveis nos voos de longo curso da TAP de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé).
Ao todo, são uma dezena os vídeos nacionais, premiados no Festival ART&TUR, que irão mostrar Portugal, nestes voos da TAP.
“Bordado of Castelo Branco” e “MEG – Megalith Route: Temples to Eternity”, são os filmes da Slideshow.
Com realização de Pedro Garganta, o primeiro dá-nos a conhecer uma referência nos bordados portugueses, os motivos que o tornam único, bem como a estética que corresponde a uma gramática visual própria.
A intensidade das cores e a luz conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru, com uma simbologia característica: a Árvore da Vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios, as romãs ou os corações. Um legado histórico e cultural da região de Castelo Branco.
Já o segundo, “MEG – Megalith Route: Temples to Eternity”, realizado por Tiago Cardoso, é um filme sobre a rota do megalitismo que percorre 15 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, numa extensão de 500 quilómetros, onde se encontram identificados alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do Centro de Portugal.
Além dos filmes da Slideshow, haverá mais um de uma produtora a região presente: “Nazaré: Bigger than Life”, da Oonify, que faz um retrato do fenómeno que das ondas gigantes da Nazaré, no âmbito do oncelho.
Os restantes filmes presentes nos voos da transportadora aérea nacional são:
“A Ilha dos Gigantes” – produzido por Nuno Sá
“Alentejo Cycling” – produzido para a Turismo do Alentejo
“An Inch from the Sky” – produzido por Lobby Films and advertising
“Central Alentejo” – produzido por Filipe Mourato Gomes
“Cork Oak Forest” – produzido por Filipe Mourato Gomes
“The Liquid Gold: Olive Tourism” – produzido por Eureka Films
“White Stork: Between the Church and the Cliff” – produzido por Play Solutions
Francisco Dias, director do festival, refere que “o êxito desta parceria, traduzido no facto dos filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR integrarem a programação da plataforma de entretenimento da TAP, é uma demonstração da elevada qualidade dos conteúdos audiovisuais para Turismo produzidos em Portugal.
O responsável sublinha ainda que é, igualmente, “a prova de que a cooperação entre a Centro de Portugal Film Commission e a TAP constitui uma aposta eficaz no apoio à promoção internacional dos destinos turísticos existentes em Portugal” .
Célia Cardoso, gestora da plataforma de entretenimento da TAP, por seu lado, considera que ao incluir filmes premiados do Festival ART&TUR a TAP não só proporciona entretenimento de qualidade, mas também promove o turismo em Portugal.