A requalificação da Escola Básica 2,3, IV Conde de Ourém vai custar cerca de 3,4 milhões de euros.
A aprovação da verba foi feita em sessão extraordinária da reunião da Câmara de Ourém, no dia 26.
O projecto poderá ser agora submetido a uma candidatura para verbas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, para apoio do financiamento da obra. Este investimento tem como objectivo melhorar as condições energéticas e estruturais da escola, e terá um prazo de execução de 18 meses.
Segundo um comunicado da autarquia, o plano de melhorias prevê a reparação de infiltrações, a melhoria no isolamento, a instalação de caixilharias de alumínio com vidro duplo e a instalação de painéis solares fotovoltaicos e térmicos, para produção de energia eléctrica e para aquecimento de águas sanitárias, respectivamente.
Serão ainda reorganizados os espaços exteriores do edifício escolar, criadas zonas distintas para a circulação de pessoas e veículos e criadas rampas de acesso, para que a escola cumpra os requisitos de acessibilidade.
Ainda de acordo com o documento da autarquia, a intervenção procura “não só a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, mas também um contributo significativo para a transição energética e a promoção da sustentabilidade ambiental”.