A Infraestruturas de Portugal (IP) quer lançar a terceira parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade Lisboa – Galiza, entre Soure e Carregado, servindo Leiria, em Janeiro de 2026. A informação foi avançada no final da semana passada, por João Pereira Fernandes, da Direcção de Empreendimentos da IP, durante a conferência “Desafios da Alta Velocidade”, que decorreu em Ermesinde.
Na ocasião, o responsável adiantou que, neste momento, estão “a fechar os estudos prévios para os colocar em avaliação de impacte ambiental e que o objectivo é lançar o concurso em Janeiro de 2026″.
A calendarização da IP está desenhada de forma a permitir “a denominada fase 1, que inclui a PPP 1 [Porto – Oiã] e PPP 2 [Oiã – Soure] pronta em 2030”, e a PPP 3 [Soure-Carregado], com mais de 120 quilómetros, “pronta em 2032”.
Entretanto, o prazo para serem apresentadas propostas para o primeiro troço da linha de alta velocidade, entre Porto e Oiã (Aveiro), foi dilatado de Junho para Julho deste ano, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR) na sexta-feira, dia 17.
O procedimento tem um valor de 1,66 mil milhões de euros, a que se podem somar 480 milhões de euros de fundos europeus, perfazendo assim 2,14 mil milhões de euros.
A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do País numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado), incluindo Leiria, se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.