A freguesia de A-dos-Francos, em Caldas da Rainha, está vestida de cor-de-rosa, para apoiar, à distância, João Almeida, que hoje reforçou a liderança da volta a Itália em bicicleta.
O ciclista terminou a etapa a 10.º etapa em terceiro lugar, reforçando a liderança do Giro, agora com uma vantagem de 34 segundos em relação ao segundo classificado (mais 4 segundos face a ontem).
Entusiasmada com os feitos deste filho da terra, a população de A-dos-Francos tem, nos últimos dias, manifestado apoio a João Almeida, colorindo as casas e usando roupas rosa, a cor da camisola que simboliza a liderança da volta a Itália.
“No fundo, estamos a fazer tudo o que nos é possível para que ele sinta o nosso apoio e tem sido fantástico”, salientou Paulo Sousa, presidente da Junta de A-dos-Francos em declarações à agência Lusa.
Foi, aliás, a autarquia a dar o mote à iniciativa, ao “colocar uma bicicleta na rotunda central da terra, uma faixa de apoio no edifício da Junta de Freguesia”, mas também a decorar “com faixas rosa muitos plátanos, numa zona de passagem para muitos ciclistas” e “hoje a fazer algumas pinturas alusivas ao ciclismo nas estradas”.
A pandemia de covid-19 inibe o convívio social, mas, mesmo assim, estas manifestações de apoio podem ser notadas, sobretudo nas escolas da pequena localidade, que conta cerca de dois mil habitantes.
“O João tem uma irmã mais nova, que anda no terceiro ano, e na classe dela todos vestem rosa. O meu filho, que tem cinco anos, ontem apareceu em casa com uma pulseira cor de rosa, feita pela educadora, por isso, a mensagem está a passar”, referiu Paulo Sousa, que até à época passada conciliou a liderança da Junta com o comando técnico da equipa feminina de A-dos-Francos.
O ciclista português vai, amanhã, pelo oitavo dia consecutivo, vestir a camisola rosa, quando faltam 11 etapas para a chegada a Milão.