Maiores ou mais pequenas, mais ou menos ecológicas. São oito as pistas de gelo a funcionar este ano no distrito. Além de Óbidos, o primeiro município da região a apostar neste tipo de equipamento, e de Leiria, na presente quadra natalícia também as Câmaras de Alcobaça, Batalha, Castanheira de Pera, Marinha Grande, Peniche e Porto de Mós investiram em pistas de gelo, que se estão a revelar uma das principais atracções da programação natalícia.
Mas, nem só de patinagem se faz a diversão nesta quadra. Com o objectivo de incentivar e apoiar o comércio tradicional, os municípios, em parceria com associações locais, prepararam vastos programas, onde não faltam exposições de presépios, espectáculos musicais, teatro, comboios turísticos, mercadinhos de Natal e, claro, as iluminações.
Tal como em anos anteriores, Óbidos é o município com maior dotação orçamental para a programação, prevendo- se um investimento de cerca de 300 mil euros. Esta verba representa um reforço de 50 mil euros face a 2016, “uma vez que inclui a aquisição de nova iluminação para a vila”, explica a autarquia, que foi a primeira da região a ter uma programação específica para esta época do ano.
A edição inaugural do Óbidos Vila Natal teve lugar em 2006 e, durante estes dez anos, o evento já foi visitado por mais de um milhão de pessoas, registando uma média anual de aproximadamente 100 mil entradas. “Tem sido uma aposta claramente ganha”, assegura Ricardo Ribeiro, administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, que realça os impactos positivos do evento, através da “criação de mais postos de trabalho” e do incremento da actividade turística, que se reflecte no alojamento e na alimentação.
“Este evento consegue proporcionar movimentos económicos superiores a sete milhões de euros, no mês de Dezembro, na região”, revela aquele dirigente, sublinhando que, do ponto de vista cultural, “é também uma aposta ganha, na medida em que há a possibilidade das associações e da comunidade em geral projectarem as artes e a cultura de Óbidos”.
Também Gonçalo Lopes, vereador da Câmara de Leiria, realça os impactos do Leiria Cidade Natal na economia local. “O retorno é bem visível na adesão a esta iniciativa. Nunca Leiria tinha registado um número tão elevado de famílias a visitar a cidade na época natalícia e a participar nas actividades propostas. As famílias visitam a cidade, permanecem durante várias horas no recinto, onde encontram inúmeras propostas de actividades, e acabam, naturalmente, por efectuar consumo no comércio tradicional”, sublinha o autarca.
[LER_MAIS] Este ano, o Leiria Cidade Natal conconta com um orçamento na ordem dos 150 mil euros, sendo que o evento terá também fontes de receita, nomeadamente o carrossel e a pista de gelo, que “contribuirão para reduzir o impacto do investimento inicial”.
Além da “melhoria da qualidade da oferta e das infra-estruturas de apoio”, a presente edição tem algumas novidades, como o carrossel instalado na Praça Rodrigues Lobo, o aumento da pista de gelo e a Parada de Natal, um desfile com mais de 60 figurantes, que, este domingo, a partir das 15 horas, percorrerá a zona central da cidade.
Mais 3,5 milhões de lâmpadas nas Caldas
Em Caldas da Rainha, a Câmara e a associação empresarial local investiram perto de 160 mil euros, 96 mil dos quais comparticipados directamente pelo município. A fatia maior – 76 mil euros – será para a iluminação, onde se inclui uma árvore de grandes dimensões. A este elemento, “somam-se mais de 3,5 milhões de micro-lâmpadas em led, distribuídas por cerca de cinco quilómetros de iluminações”, contemplando 41 artérias e várias rotundas e edifícios.
De acordo com um estudo feito pela empresa I&D FOOD, divulgado aquando da apresentação do programa deste ano, em 2016 a iluminação e animação de Natal em Caldas da Rainha geraram “um retorno promocional de 190 mil euros e um aumento do volume de negócios em mais de 60% dos estabelecimentos”.
Também a pensar na dinamização do comércio local, o município de Porto de Mós reforçou o investimento na animação natalícia, que conta com uma dotação de 45 mil euros. Além de uma pista de gelo ecológica, que “não necessita de água ou de electricidade para o seu funcionamento”, o programa contempla uma “mega exposição de presépios”, com 232 trabalhos, umespectáculo solidário com José Cid, a realizar este domingo, dia 17, e que reverterá para os bombeiros do concelho, feira de artesanato, mercadito de Natal e espectáculos musicais e de teatro, entre outras actividades.
Marinha dá receita aos bombeiros
Na Marinha Grande, a novidade deste Natal é, à semelhança do que acontece noutros municípios, a pista de gelo instalada na Praça Guilherme Stephens. Aqui, a entrada é gratuita para quem fizer compras no valor igual ou superior a 15 euros em estabelecimento comerciais do concelho (excepto nas grandes superfícies).
Nos restantes casos, o bilhete custa dois euros, sendo que as receitas revertem integralmente para os bombeiros do concelho e para a São Silvestre – Associação de Solidariedade Social da Moita.
Com um orçamento na ordem dos 70 mil euros, que inclui a iluminação, o programa do Viver Natal Marinha Grande integra a Casa do Pai Natal, montada no edifício da Resinagem, que oferece às crianças pinturas faciais, ateliês, lembranças, espectáculos temáticos e muita magia.
Na Batalha, a pista de gelo, montada junto ao Mosteiro, tem também um cariz solidário. Por cada ingresso vendido, no valor de dois euros, 0,50 euros revertem para os bombeiros do concelho. Nesta vila, a programação contempla espectáculos de circo, sessões de cinema infantil, actividades para crianças e de cariz solidário e um grande concerto natalício a realizar no Mosteiro.
Solidariedade é também um dos lemas presentes no programa de Natal promovido pelo Município de Castanheira de Pera, que está a oferecer às crianças dos concelhos vizinhos afectados pelos incêndios – Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande – bilhetes para usufruírem das actividades propostas pelo Natal da Aldeia, nomeadamente, na pista de gelo, comboio e carrossel".
Em Figueiró dos Vinhos, A Viagem da Fantasia é o mote que dá vida ao cartaz com actividades dirigidas às crianças, que decorrerão entre os dias 16 e 23, com a realização de espectáculos de música e teatro, contos, oficinas, visitas à Casa do Pai Natal e viagens no comboio do Pai Natal.
Na Nazaré, haverá uma exposição de árvores de Natal, espectáculos de música de Natal e uma mostra de presépios tradicionais, entre outras actividades. Outros municípios da região também prepararam programas específicos para esta quadra.