Desde o dia 1 de Novembro que o abastecimento de água no concelho da Batalha já é assegurado pela empresa municipal Águas da Batalha.
Foi em Abril de 2022 que a Batalha decidiu terminar com a concessão de água a privados, tendo o processo de transferência da anterior concessionária Águas do Lena para a Águas da Batalha iniciado oficialmente em Agosto deste ano, após a luz verde do Tribunal de Contas.
Já este mês, na reunião de câmara do passado dia 6, foi aprovada a atribuição da tarifa social às pessoas singulares, com contrato de fornecimento de serviços de águas e/ou de recolha de resíduos associado ao seu domicílio fiscal, que se encontrem em situação de carência económica.
Para efeitos da tarifa social, encontram-se em situação de carência económica as pessoas beneficiárias de: complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; subsídio social de desemprego; abono de família; pensão social de invalidez; pensão social de velhice.
Segundo o vice-presidente Carlos Agostinho, serão abrangidos pela tarifa social entre 700 a 900 clientes.
Na mesma reunião, o PSD apresentou uma proposta para a redução da tarifa da disponibilidade na classe de consumo doméstico em 50% face à tarifa praticada no atual ano, para “aliviar o fardo económico das famílias da Batalha em 2024”. O executivo, liderado pelo Movimento Batalha é de Todos, assegurou que a proposta seria avaliada.