A Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (Acilis) reclama mais agentes nas ruas de Leiria como forma de transmitir um sentimento de segurança.
Apesar de referir que Leiria ainda é uma cidade segura, Lino Ferreira confessa que está preocupado com o número crescente de pequenos furtos, que, acredita o presidente da Acilis, poderiam diminuir se houvesse uma presença mais assídua de agentes nas ruas, o que “não se tem verificado”.
A Câmara de Leiria atribuiu uma viatura à PSP para o programa de proximidade Comércio Seguro e a Acilis disponibilizou as telecomunicações. “Solicitámos que, sobretudo, às sextas, sábados e domingos houvesse um reforço de policiamento visível apeado também à noite na zona do Terreiro e na Praça Rodrigues Lobo para que as pessoas se sintam em segurança”, adianta Lino Ferreira.
O dirigente sublinha que esta não é uma posição “contra ninguém”, mas sim um “apelo a uma maior segurança” e exemplifica com a vizinha Espanha, onde são visíveis diariamente agentes fardados em vários pontos das regiões.
“A segurança é fundamental nas cidades. É também importante haver uma proximidade da polícia junto aos comerciantes. Verificou-se um aumento da criminalidade e o policiamento sistemático é uma forma de transmitir segurança às pessoas”, reforça.
Luís Lopes confirma que a oferta da viatura à PSP tinha em vista a circulação pela cidade para ter visibilidade, incluindo à noite. No entanto, o vereador da Câmara de Leiria admite que a utilização da viatura possa estar dependente da disponibilidade dos agentes.
“De facto, à noite não se tem visto o policiamento, se bem que defendo que nesse horário a presença da polícia deve ser mais musculada”, diz, anunciando que será entretanto agendada uma reunião entre as três entidades para fazer o balanço do projecto.
PSP garante viatura em exclusivo
O comandante distrital em suplência, António Monteiro, garante ao JORNAL DE LEIRIA que a viatura encontra-se exclusivamente afecta ao programa Comércio Seguro, que tem uma equipa atribuída. “Até dia 16 de Maio, foram realizados 65 contactos individuais” com os comerciantes, revela ainda o intendente, ao explicar que este programa se encontra direccionado “para estar presente durante o horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade de Leiria, habitualmente até às 20 horas e, pontualmente, até às 00 horas”.
A polícia não confirma o “aumento de furtos na cidade de Leiria”. “Perante a preocupação demonstrada, a PSP solicita a colaboração da Acilis, através da denuncia ou referenciação deste tipo de crime, para conhecer a sua localização e garantir, eficazmente, o seu combate e prevenção”, afirma António Monteiro.
O intendente acrescenta que a PSP tem “meios policiais de serviço operacional, diariamente, que executam patrulhamento de visibilidade em locais específicos da cidade, entre os quais, junto aos estabelecimentos de diversão nocturna”.