Anunciado há sete anos pelo então presidente da Autarquia, Álvaro Pereira, o projecto de instalação de uma creche social nas instalações da antiga Ivima está agora mais perto da concretização.
De acordo com o Município da Marinha Grande, a Câmara adjudicou a empreitada para a instalação da creche no edifício da extinta fábrica de vidros, um investimento na ordem dos 445 mil euros.
Recorde-se as obras de recuperação das instalações da antiga fábrica arrancaram em 2009. O investimento de cerca de 500 mil euros foi assegurado pela BA Vidros, que doou aquele edifício ao Município.
Dois anos depois, aquando da assinatura do protocolo de cedência, Álvaro Pereira anunciava que era sua intenção transformar parte do edifício numa creche social, que funcionasse 24 sobre 24 horas, de forma a poder dar resposta às famílias da Marinha Grande que trabalhassem por turnos.
Na semana passada, o Município agora presidido por Cidália Ferreira informou que as obras para a instalação da creche foram adjudicadas e que o equipamento terá capacidade para receber 84 crianças.
[LER_MAIS] A Câmara explica que a intervenção cingir-se-á à metade Sul do edifício existente, sendo que no torreão Sul se irão situar as áreas de recepção ao público e áreas de apoio administrativo.
Neste torreão situar-se- á igualmente um gabinete para prestação de apoio médico e para quarentena para crianças doentes.Já no piso superior situar-se-ão três salas destinadas a gabinete de reuniões, de direcção e gabinete técnico.
Acede-se, a partir do torreão Sul, a um espaço de recreio exterior, devidamente vedado. Pelo torreão Sul acede- se ainda às restantes áreas da creche, designadamente aos berçários, às salas de actividades, convívio e refeições, assim como às áreas destinadas ao pessoal e às de serviços, expõe a Autarquia.
Os dois berçários têm capacidade para receber dez crianças cada um. As salas de actividades desde aquisição de marcha até aos 24 meses têm capacidade para 28 crianças. Já as salas dos 24 aos 36 meses têm capacidade para 36 crianças