“É necessário criar um fórum de discussão”, notava o presidente de Direcção da Adlei, na passada semana, na conferência de imprensa onde foram apresentados os novos corpos sociais, bem como os principais eixos de actuação da Associação para o Desenvolvimento de Leiria para o biénio 2024/2025.
A Adlei pode ser a entidade que reúne pessoas que partilham as mesmas preocupações, mas que têm poucas oportunidades para as discutir, defendia Luciano de Almeida.
Com essa vontade, a associação traçou vários objectivos a cumprir nos próximos anos. Além de se organizar internamente (do ponto de vista administrativo, financeiro, de comunicação e de captação de novos sócios), a Adlei quer acompanhar os processos de descentralização e trabalhar para que os poderes locais e regionais possam concretizar políticas de desenvolvimento local e regional.
Pretende ainda promover debates e formular propostas, sobre temas como: a concretização da transformação do Politécnico de Leiria em Universidade; criação de instrumentos para a reabilitação e revitalização urbana e defesa do comércio tradicional; modernização da Linha do Oeste e reorganização do tráfego rodoviário intermunicipal e regional; despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Lis e reflorestação do Pinhal de Leiria; suscitar a reflexão sobre a necessidade de novos equipamentos culturais e desportivos e do reforço do apoio ao desporto amador e realçar a importância da reindustrialização e das práticas económicas sustentáveis.
Para promover tais reflexões, a Adlei prevê realizar debates, o concurso Pensar e Viver a Cidade, divulgar e distinguir artistas e pensadores locais, publicar uma colecção de estudos sobre a região de Leiria e realizar V Congresso Regional da Adlei.
Eleitos dia 1 de Abril, integram os novos órgãos sociais da Adlei: Luís Biscaia (presidente da Assembleia Geral) e António Fernandes e Sérgio Silva, como secretários; Luciano de Almeida, como presidente de Direcção, Carlos Conceição, Gastão Neves, Joaquim Ruivo, José Augusto Esteves, Manuel Carreira Cruz e Márcio Lopes como vogais. Já a Comissão Revisora de Contas, presidida por José Carreira, conta com José Benzinho Silva e Paulo Braz na qualidade de vogais.
Esta segunda-feira, dia 24 de Junho, pelas 21 horas, por iniciativa da Adlei, realiza-se no Hotel Eurosol, em Leiria, a Conferência Segurança Internacional – Economia e Sociedade, em que será orador o ex-primeiro- ministro António Costa. O debate será moderado pelo jornalista Paulo Agostinho. De âmbito regional, associação cívica e apartidária, a Adlei pretende realizar iniciativas com agentes de vários quadrantes, colhendo deles diferentes contributos, contextualizou Luciano de Almeida.