O Congresso dos Advogados Portugueses, iniciativa que se realiza de cinco em cinco anos, vai realizar-se em Fátima, de 14 a 16 de Julho.
Organizado pela Ordem dos Advogados, o encontro decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, contando já com cerca de 350 delegados inscritos, aos quais se juntarão 600 participantes, entre titulares de órgãos, oradores, autores de moções e convidados nacionais e estrangeiros.
O encontro servirá para temas “relevantes” para o exercício da profissão, “fomentando a boa administração da justiça, os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e o aperfeiçoamento da ordem jurídica em geral”, refere uma nota da Câmara de Ourém, a propósito do protocolo de colaboração entre o município e a Ordem dos Advogados.
O acordo, aprovado na última reunião de executivo, determina um apoio financeiro de dez mil euros, atribuído pela autarquia à organização do evento, que justifica a decisão com a “importância” da iniciativa. “O evento potenciará a promoção do concelho de Ourém e de toda a região envolvente”, argumenta a câmara.
Subordinado ao tema Pela advocacia que queremos, o IX Congresso dos Advogados Portugueses conta com cinco secções temáticas: Novas tecnologias ao serviço da profissão; O exercício digno da profissão; A advocacia como garante da justiça; Advocacia preventiva e (Re) Pensar o Estatuto da Ordem dos Advogados.