Tiveram início esta semana, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, os trabalhos de remoção de materiais de construção com amianto na sua composição, como o fibrocimento.
A empreitada prevê intervenção semelhante em outros sete estabelecimentos escolares do concelho.
O calendário já estabelecido inclui a realização das obras na Escola Básica n.º 2 de Marrazes, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Maceira), Escola Básica Rainha Santa Isabel (Carreira), Escola Básica Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira), Escola Básica Dr. Correia Mateus e Escola Básica D. Dinis, por esta ordem.
Encontrando-se ainda em fase de projecto a intervenção na Escola Básica de Santa Catarina da Serra.
As datas para a realização dos trabalhos estão “dependentes de várias condicionantes”, como “as condições climatéricas e o regresso às aulas presenciais”, informa a autarquia, em comunicado.
Esta medida surge na sequência de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação celebrado no ano passado que prevê a assunção dos encargos por parte do Município, ficando a tutela responsável por apoiar os Agrupamentos de Escolas e assegurar o normal funcionamento das actividades escolares durante os trabalhos, caso seja necessário.