Espaços expositivos para feiras, para espectáculos artísticos e campos preparados para acolher desafios de várias modalidades. Alcobaça vai receber um pavilhão multiusos, resultado da requalificação do MercoAlcobaça, o mercado localizado na Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade, no centro da cidade, que tem vindo a acolher a Feira de São Bernardo.
O projecto do futuro multiusos foi aprovado por unanimidade, durante a última reunião do executivo, e a obra terá um custo aproximado de 4,7 milhões de euros.
Paulo Inácio, presidente do Município de Alcobaça, sublinhou a importância do equipamento a vários níveis. Por um lado, esta é a oportunidade de requalificar um espaço que se encontra “altamente degradado” e que, por isso, em nada dignifica os eventos que acolhe. Avançar com esta obra trata-se ainda de uma questão de serviço público, observou o autarca, uma vez que este irá receber eventos de índole cultural e desportiva naquela que será “uma das melhores salas da região Centro”.
Além disso, apontou o presidente, pensado para receber congressos e feiras, o multiusos terá ainda impacto na actividade empresarial da região. Os eventos de relevância nacional que ali tiverem lugar serão também uma forma de afirmação ao nível do marketing do território, frisou Paulo Inácio.
Quanto à forma de gestão e de rentabilização daquele espaço, que foi uma das preocupações manifestadas pelos vereadores da oposição, Paulo Inácio defendeu que deverá ser o próximo executivo a definir quem e como deverá ser administrado o equipamento, sendo que a solução deve ser fundamentada pelos indicadores que o futuro multiusos [LER_MAIS]for revelando.
Embora deseje que a obra tenha início antes do Verão, Paulo Inácio nota que os trabalhos têm um prazo de execução estimado em cerca de ano e meio. É por essa razão, justifica, que deverá competir à futura vereação a definição do género de governança que pretende adoptar naquele equipamento. Para já, frisou Paulo Inácio, “vamos ter uma infra-estrutura com esta dignidade, que nos orgulha a todos”. E “vamos conseguir que não seja nenhum elefante branco”, considerou ainda o presidente da Câmara.
Ao pormenor
Eventos para cinco mil pessoas
De acordo com Hélder Delgado, arquitecto da Câmara de Alcobaça, o futuro multiusos será composto por dois pisos e terá um estacionamento de 370 lugares. O interior será constituído por uma sala principal, com capacidade para 2260 lugares sentados, e uma sala mais pequena, com 614 lugares sentados. Contará ainda com seis salas de reuniões e duas grandes alas, que comunicam entre si, que correspondem a 2700 metros quadrados de área expositiva destinada a feiras.
O multiusos estará preparado para receber jogos de andebol, futsal, basquetebol, voleibol, tenis, com a possibilidade de acolher também desafios de hóquei em patins. As bancadas telescópicas terão 966 lugares. Quanto ao palco, terá 20×9 metros, sendo que os espectáculos podem envolver até 5000 pessoas de pé. A zona da antiga lota será transformada num pequeno auditório com capacidade para 96 lugares. Zona de restauração, quatro camarotes e áreas para a imprensa estão também previstas no projecto.