Foi em Agosto deste ano que um grupo de seis amigos comprou, a pronto pagamento, numa agência de viagens de Leiria, uma semana de férias em Miami, Estados Unidos da América, no valor de 5.880 euros. A viagem ficou agendada para o passado dia 12 de Novembro (domingo) e tudo parecia estar a correr bem até que, dois dias antes, a 10 de Novembro, o grupo é surpreendido com a informação que “não havia vistos nem bilhetes”.
“Como o dia da viagem estava cada vez mais perto, e ainda não nos tinham sido enviados os bilhetes, nessa sexta-feira contactámos a agência YTVS Travel Shop, para que nos fosse tudo entregue. Foi nesse momento que o proprietário nos disse que não tinha os vistos nem os bilhetes, uma vez que tinha um problema com contas bloqueadas. Pedimos a restituição do dinheiro, o que foi declinado”, começa por explicar Fábio Cariano, um dos lesados.
O leiriense confessa ter “pensado que podia ter havido efectivamente um problema com as contas”, até que o grupo de amigos, numa pesquisa na internet, encontrou “outras queixas de burlas”. “Aí percebemos que o esquema e as desculpas eram as mesmas”, refere Fábio Cariano, adiantando que até ao momento “o dinheiro não foi ainda devolvido”.
Ao nosso jornal, o Comando Distrital de Leiria da PSP confirma a existência de três denúncias formais contra a agência YTVS Travel Shop, registadas no final de Outubro, no início de Novembro e no passado dia 18 de Novembro.
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De acordo com o comandante distrital em suplência, António Monteiro, o “proprietário/gerente encontra-se identificado”, tendo ss autos sido “remetidas para o DIAP de Leiria, para conhecimento/análise, eventual autuação como inquérito e consequentes diligências investigatórias”.
Segundo Fábio Cariano, outro dos casos envolve “uma viagem de finalistas de 60 alunos, onde cada aluno pagou mais de 600 euros, num valor total de cerca de 40 mil euros, em que a viagem nunca chegou a acontecer”.
Numa pesquisa pelo website Portal da Queixa, verificam-se outras denúncias, como um casal que marcou uma viagem para 26 pessoas, em Punta Cana, para celebrar o seu casamento, que também não aconteceu. Uma outra queixa relata uma viagem de três pessoas para São Tomé e Príncipe, onde a viagem de ida correu dentro da normalidade, no entanto, no voo de regresso “as reservas da YTVS TravelShop não eram válidas”, tendo os clientes adquirido novos bilhetes de volta com a promessa “que seriam depois reembolsados por todos os gastos (hotel + voos)”.
Uma situação semelhante ter-se-á passado com uma viagem para a Madeira, para quatro pessoas, que no dia anterior ao regresso a Lisboa foram informadas que o voo teria sido cancelado, no entanto, uma deslocação ao aeroporto permitiu verificar que “o voo não tinha sido cancelado, mas também não havia bilhetes de regresso para Lisboa”. No dia seguinte terão sido enviados “apenas dois bilhetes de avião”, o que obrigou a despesas de mais uma noite e de dois bilhetes.
Contactado pelo nosso jornal, Rui Pedro Ferreira, proprietário da agência, afirmou não prestar, neste momento, qualquer esclarecimento.