Ana Leonor Amado, aluna do Agrupamento de Escolas da Batalha, foi uma das vencedoras do prémio de Jovens Tradutores promovido pela Comissão Europeia.
No total, o concurso apurou 27 primeiros lugares – um por cada Estado-membro -, sendo que, em Portugal participaram 95 alunos, em representação de 21 escolas. A jovem da Batalha foi a grande vencedora e irá receber o prémio na cerimónia a realizar no final de Março, em Bruxelas.
Nesta sua 16ª edição, o concurso Juvenes Translatores (expressão latina que significa jovens tradutores) contou com 2.883 participantes de 27 países, que puseram à prova as suas competências linguísticas, traduzindo um texto entre duas das 24 línguas oficiais da UE. Ana Leonor Amado escolheu o Inglês e o Português
O tema do concurso deste ano foi a juventude, numa alusão ao Ano Europeu da Juventude de 2022. “A União Europeia quer que os jovens tenham uma voz forte na Europa e os textos foram escolhidos para dar aos estudantes a oportunidade de reflectirem sobre o papel dos jovens na construção da Europa e sobre temas fundamentais como a unidade, a paz e um futuro mais ecológico”, salienta Johannes Hahn, comissário do Orçamento e Administração, citado numa nota de imprensa da Comissão Europeia.
Nesse comunicado, o comissário realça a importância das línguas, que “abrem a porta a mais oportunidades de emprego e permitem ajudar as pessoas”, e felicita, não só os jovens vencedores, mas também os seus professores, que “incutem nos seus alunos o amor pelas línguas e pelas culturas”.
Numa nota publicada na sua página de facebook, o Agrupamento de Escolas da Batalha dá os parabéns a Ana Leonor Amado e destaca a oportunidade que a aluna terá de contactar “com outros jovens de países da União Europeia, bem como com os tradutores da Direcção-Geral de Tradução da Comissão Europeia”, no âmbito da entrega do prémio.