O desafio do Concurso “EstrEla Monumental” era a criação da melhor Entrada, melhor Prato Principal (categoria cozinha) e Sobremesa (categoria pastelaria), para integrar a nova ementa de Verão do Mosteiro do Leitão.
A prova foi aceite por 11 alunas de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria e Técnico de Cozinha e Pastelaria, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) que criou esta iniciativa em conjunto com o Grupo FF, detentor da marca Mosteiro do Leitão, da Batalha.
Na categoria Entrada, a proposta vencedora foi o “Croquete de Leitão com maionese de laranja”, elaborada por Inês Silvestre (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria), quanto ao Prato Principal, o prémio foi para Leonor Tarenta (Técnicas de Cozinha e Pastelaria) com o seu “Frango da Púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada”.
A melhor sobremesa foi para Ivânia Oliveira (Gestão e Produção de Pastelaria), com a “Delícia da Nossa Região”.
Os jurados que composeram o júri foram Zita Freire (CEO do Grupo FF), chef Tânia Pereira (pastelaria), chef Vasco Pereira (entrada, prato principal), chef Ricardo Ferreira e Marina Braz (representantes da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste).
Criatividade e inovação, sabor, textura e apresentação forma os principais critérios em avaliação.
As vencedoras receberam um troféu, um emblema com o logótipo do evento para a jaleca, um cabaz oferecido pela Makro e uma experiência numa feira de gastronomia.
Os pratos farão parte do cardápio de Verão do Mosteiro do Leitão e os lucros amealhados com a venda das três propostas gastronómicas serão distribuídos pelas alunas e por uma Instituição de Solidariedade Social de apoio a causas femininas.