Um grupo de alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, vai voltar a participar no projecto F1® in Schools, procurando atingir um lugar no pódio nacional e, assim, poder participar na competição mundial.
O objectivo deste projecto é “ajudar a mudar as percepções de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, criando um ambiente de aprendizagem divertido e empolgante para que os jovens desenvolvam uma visão informada sobre carreiras em engenharia, Fórmula 1, ciência, marketing e tecnologia”, refere a página do F1® in Schools.
Esta iniciativa pretende desafiar os alunos a projectar, construir e pilotar um protótipo de carro de Fórmula 1 ?do futuro mais rápido, movido por cilindros de ar comprimido, de acordo com um regulamento muito preciso e rigoroso, refere uma nota dos alunos.
Os jovens participaram, no ano passado, na Fase Regional, tendo conquistado os prémios de Engenharia, Patrocínio e Marketing e carro mais rápido. O grupo de estudantes obteve ainda o primeiro lugar naquela fase, apurando-se assim para a Fase Nacional do F1® in Schools.
No final, a equipa conquistou a nova posição, entre 21 equipas participantes.