Dar a conhecer o valor estratégico do Mar, em todas as suas vertentes, e proporcionar actividades ligadas à investigação científica, desporto, economia, turismo e história é o objectivo da 14.ª edição da Academia de Verão Semana Tanto Mar, que está a decorrer até ao próximo sábado, dia 7 de Setembro, em Peniche, com a participação de 50 jovens alunos do ensino secundário de todo o País.
Nos primeiros dois dias da Academia de Verão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história e a cultura local, através de um peddy paper por Peniche, assim como visitar o Porto de Pesca e contactar com a atividade piscatória, desde a captura à transformação e embalagem, refere um comunicado do Politécnico de Leiria.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de contactar e conhecer projectos empreendedores e inovadores no âmbito da economia azul, localizados na área do porto de Pesca de Peniche (DOCAPESCA), sendo de destacar a aquacultura de corvina em circuito fechado (SEAentia), o processamento de pescado (Omnifish) e o transporte de organismos marinhos vivos para todo o mundo (Flying Sharks).
Na praia da Cova da Alfarroba, os estudantes poderão participar numa aula de surf, assim como visitar o Centro de Alto Rendimento de Surf, com um momento de interacção com alguns dos surfistas residentes, e participar num workshop com o apoio do ISN – Instituto de Socorros a Náufragos.
Outro dos destaques da Academia de Verão Semana Tanto Mar é a viagem à Reserva da Biosfera das Berlengas, com direito a passeio pela ilha, visita ao farol e baptismos de mergulho, a realizar-se esta quinta-feira.
O dia de sexta-feira é dedicado à investigação científica, com uma visita ao centro de investigação CETEMARES – MARE – Politécnico de Leiria, onde os jovens alunos têm a oportunidade de conhecer os projectos de investigação em curso e realizar actividades laboratoriais relacionadas com cada um deles.
No sábado é dia de realizar um percurso geológico, com a possibilidade de observar de perto a riqueza geológica local, havendo ainda oportunidade de visitar o Farol do Cabo Carvoeiro.
Numa parceria entre a Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Peniche e a Forum Estudante, “a iniciativa tem como propósito aumentar a consciência cívica dos alunos portugueses sobre a importância do Mar para Portugal”.
Esta acção “visa ainda ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao mar, assim como aumentar o capital humano qualificado que rentabilize os recursos marinhos portugueses”.
A Semana Tanto Mar 2024 conta com o apoio da Marinha Portuguesa, Docapesca – Portos e Lotas SA, Peniche Surfing Club, Haliotis, Odisseia Viva, Escola Secundária de Peniche, Arméria, Seaentia, Flying Sharks, Omnifish, Surf Rider Foundation, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Smartocean.