Foi há vinte anos que, por iniciativa de um grupo de amigos, amantes de automóveis antigos, nascia o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria. Volvidas duas décadas, esta associação continua a acelerar com iniciativas diversificadas, que têm atraído um número crescente de sócios.
O próximo evento está marcado para o próximo dia 18 de Novembro, com uma concentração de automóveis clássicos, no âmbito do 17.º Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra, que irá decorrer de 16 a 20 de Novembro no Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra.
Uma iniciativa que promove a interacção entre aficionados de clássicos, a partilha de[LER_MAIS] conhecimentos, num ambiente que permite desfrutar deste território e da sua gastronomia, salienta David Vieira, presidente do clube. O dirigente explica que a instituição completou 20 anos a 7 de Abril, mas assinalou a efeméride em Outubro, já com os novos órgãos sociais, um conjunto de novos elementos na direcção, como é o seu próprio caso.
David Vieira conta que o clube sempre foi dinâmico, um ritmo que só diminuiu durante a pandemia. Presentemente, a casa está a apostar em iniciativas que retomam essa efervescência, e os resultados já se sentem, com 220 sócios activos, um número que reflecte crescimento. Os passeios e os almoços estão a ser ajustados a soluções low cost, para continuar a incluir o maior número de participantes.
Este ano, o clube tem também apostado mais na certificação de veículos de interesse histórico, que isenta o automóvel de Inspecção Periódica Obrigatória durante quatro anos e viabiliza um pedido de isenção de Imposto Único Circulação junto das Finanças, iniciativa que tem contribuído para a integração de mais sócios.
Protocolos que proporcionam descontos em combustíveis, em oficinas, a par de seguro e de assistência em viagem são outros factores de aproximação a esta casa, nota o presidente.
Do clube fazem actualmente parte cerca de 400 viaturas, desde carros comuns, como Renault 4L, a antigos Ferrari. O veículo mais antigo é um La Salle, modelo 328 coupé, de 1929, com 5.278 de cilindrada, refere David Vieira.