Sessenta e cinco anos depois da sua fundação, a Americana é hoje uma cadeia com nove lojas, um portfólio a rondar os 40 mil artigos e mais de mil marcas, assumindo-se como “uma referência de papelaria não só em Leiria, mas em todo o país”.
Recentemente aumentou os seus canais de venda lançando três websites: www.americana.pt para clientes finais; pro.americana.pt direccionado para empresas e revenda.americana.pt para todos os lojistas e revendedores de papelaria, escritório, brinquedos e artes.
O último projecto foi a abertura da Americana Gândara, um investimento na ordem dos 500 mil euros que resultou num “espaço amplo com 1.500 metros quadrados que contempla num só local todas as principais áreas da empresa (papelaria, escritório, artes e brinquedos) e ainda um centro de cópias e sala de workshops”.
Para este ano, previsivelmente em Março, está prevista a abertura da loja situada no edifício do mercado de Leiria. Resultado de um investimento de 50 mil euros, apresenta-se agora como uma “loja moderna”, dedicada ao jogo e ao tabaco, diz ao JORNAL DE LEIRIA António Sousa, presidente da Americana.
No ano passado a empresa obteve um volume de negócios na ordem dos 16 milhões de euros e para 2022 a previsão é de um crescimento de cerca de 300 mil euros, estima o empresário. A Americana conta actualmente com 114 trabalhadores e nove lojas, duas das quais com dimensões na ordem dos dois mil metros quadrados: Maringá, Hora Certa, Big Shop, Mercado, Telheiro, Lis Shopping e Gândara (Leiria), Marinha Grande e Batalha, “contribuindo assim fortemente para o desenvolvimento do comércio tradicional” destes concelhos.
“A Americana tem vindo a crescer ao longo dos anos e acredita que o sucesso se alicerça em três grandes pilares: o serviço diferenciador e de excelência pelo qual é reconhecida; os clientes que são o centro da sua actividade e todos os colaboradores que tornam possível o crescimento e o êxito da empresa”, aponta em nota à comunicação social.
Fundada a 2 de Janeiro de 1957 por Manuel Pedro de Sousa e Laura de Jesus Santos de Sousa, a empresa continua na família, gerida por três dos filhos – António Sousa, Manuel Sousa e Pedro Sousa -, que recentemente optaram por acolher a terceira geração “de modo a garantir a continuidade da mesma”.