A versão acústica de “Planeta” que Ana Maria gravou com o rapper Bispo já soma quase 400 mil reproduções no Tik Tok, onde a cantora de Leiria acumula 38 mil seguidores – o vídeo mais popular de Ana Maria naquela rede social, no entanto, é uma resposta ao tema “Como Tu”, originalmente editado por Bárbara Bandeira com Ivandro.
Esta sexta-feira, 15 de Setembro, Ana Maria disponibilizou o primeiro single nas redes sociais: “Respirar”, que também já tem vídeo publicado no YouTube.
“Respirar” fala “sobre ansiedade”, emoção “muito frequente nos dias de hoje”, que, por vezes, as pessoas “desvalorizam” ou “nem sabem” que as afecta, diz ao JORNAL DE LEIRIA. A letra baseia-se na experiência pessoal da jovem de 17 anos de idade, que cresceu em Leiria e actualmente frequenta o curso de instrumentista de jazz, vertente de canto, no Conservatório de Música de Coimbra.
“Desde criança” inclinada para as artes, Ana Maria experimentou o teatro e também passou pelo andebol, antes de se fixar na música. Com 10 anos, seguindo os passos do irmão, ingressou no Orfeão de Leiria para aprender guitarra clássica e manteve-se no conservatório até ao quinto grau. Também estudou, desde os 14 anos, na Rockschool Leiria, em aulas de canto e guitarra.
Os vídeos nas redes sociais surgiram durante a pandemia, quando começou a tocar ukelele e a gravar covers, além de escrever músicas originais.
“Bastante entusiasmada” com o lançamento de “Respirar”, Ana Maria concede que está ainda “a tentar encontrar” um caminho, mas o registo pop, o ambiente acústico e o improviso são territórios em que se sente confortável.
“Respirar” é uma composição de Ana Maria com Carlota Lopes, Umbelino, Rafa Martini e Duarte Carvalho, com produção No Maka. A letra é de Ana Maria com Carlota Lopes, Umbelino, Rafa Martini, Duarte Carvalho e Emanuel Oliveira. O vídeo foi dirigido por João Saldanha.