Integram a actual comissão política do PS de Leiria, mas vão agora concorrer em listas opostas. A um mês das eleições, marcadas para o dia 7 de Outubro, Anabela Graça, vereadora da Educação e da Cultura na câmara da capital de distrito, e o empresário Ramiro Antunes, assumem-se como candidatos à liderança da concelhia, actualmente presidida por Gonçalo Lopes, que não pode concorrer devido à limitação de mandatos.
Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Anabela Graça diz que se candidata por acreditar que pode “contribuir para construir um concelho melhor” e para “continuar a servir Leiria numa lógica de trabalho colaborativo, envolvendo os militantes e a sociedade civil”.
A socialista refere ainda que a candidatura pretende também “continuar a tornar o partido coeso, participativo e aberto a todos” e “disponível para partilhar opiniões, produzir contributos que sejam inovadores” e “ajudem” a gestão autárquica no concelho. “É importante que o PS seja protagonista da defesa dos interesses do concelho e da região”, acrescenta.
Por seu lado, Ramiro Antunes apresenta-se a votos com a promessa de criar uma equipa que sirva de “base de apoio ao executivo camarário”, com uma candidatura que pugne pela “união” do partido e que “respeite todas as sensibilidades”. “É uma candidatura para incluir todos e para ajudar o executivo a fazer o melhor pelo concelho. Temos de remar todos para o mesmo lado”, afirma Ramiro Antunes.
Sobre o facto de haver duas listas – apesar de faltar um mês para as eleições, não é expectável que surjam mais – tanto Anabela Graça como Ramiro Antunes consideram que tal reflecte a “vitalidade” do partido e o “respeito” pela existência de visões diferentes.