Voltaram a encontrar-se na areia da praia do Pedrógão, no concelho de Leiria. A técnica e a qualidade ainda são evidentes, alguns continuam “em boa forma”, outros já denunciam “uns quilinhos a mais”, mas todos mantém o espírito de competição de sempre. Cerca de uma década depois, a equipa Jornal de Leiria que durante anos participou nos nacionais, regressou ao campo de andebol de praia.
No Torneio ‘Legends’ “o mais importante era o convívio e relembrar histórias, mas a vitória acabou por ser a cereja no topo do bolo”.[LER_MAIS]
“Foi uma experiência altamente gratificante”, confessa Filipe Oliveira, de 37 anos, responsável pela equipa que “começou há muitos anos com um grupo de amigos e jogadores do Académico de Leiria”.
O torneio, promovido pela Associação Desportiva Raccoons d’Areia em parceria com o Município de Leiria, terminou com “um balanço extremamente positivo”.
Jogador e elemento da direcção da associação, Filipe Oliveira conta ainda que a ideia surgiu há cerca de um mês como resposta à ausência de eventos de andebol de praia no areal que viu nascer esta modalidade.
“O andebol de praia é especial no Pedrógão porque foi onde tudo começou em 1994, quando a modalidade se deu a conhecer pela primeira vez ao País”, explica.
“Ao contrário do que acontece agora, com um torneio regional e outro nacional que passam por vários locais, nem sempre praias, durante muitos anos houve apenas torneio no Pedrógão que chegou a envolver centenas, senão milhares, de participantes que jogavam vários dias e até acampavam”, acrescenta, sobre o “momento que acabava por ser único na vida dos jovens”.