São anjos, estrelas, donzelas, mas também são balões, dragonetes, pepinos, ouriços… e moles. Confundido? Estas são algumas das inúmeras espécies de corais, peixes e invertebrados de água salgada, que se podem encontrar na TopCorals, a loja que irá inaugurar na próxima segunda-feira, na Amieirinha, próximo da Zona Industrial da Marinha Grande.
O novo espaço irá dispor ainda de artigos para alimentação, aquários de vários formatos, bem como bombas, dispositivos para iluminação e arrefecimento destas estruturas. Isto e muito mais, explica o gerente, Paulo Oliveira, que há 13 anos se apaixonou pela biodiversidade dos recifes, um passatempo que começou a partilhar com outros aficionados, e que rapidamente evoluiu para um negócio que hoje já emprega três pessoas.
Os recifes e os peixes começaram por dominar a garagem da sua casa. Mas era preciso encontrar um espaço com a dimensão e as condições adequadas para trabalhar e para receber o público, expõe Paulo Oliveira. Por isso, depois da loja online,[LER_MAIS] chega agora a loja física.
A TopCorals concebe e monta aquários, por medida, faz manutenção e presta acompanhamento técnico. Trabalha directamente com o público, mas também com empresas e universidades. Disponibiliza um vasto conjunto de espécies de água salgada, entre as quais os corais, que os técnicos da TopCorals sabem como fazer propagar e adquirir variadas cores.
“Temos um mercado vastíssimo, que continuou a aumentar apesar do período mais conturbado da pandemia”, realça Paulo Oliveira. A TopCorals está presente no mercado nacional e também exporta para vários países da Europa, entre os quais Irlanda, Alemanha, Holanda, Itália, França e Espanha. “Exportamos para todos os locais, desde que a distância permita manter uma viagem segura para os peixes e corais”, nota.
“Recebemos largas dezenas de espécies que, depois de um período de quarentena connosco, vendemos ao público. Conseguimos ter dos ‘Nemos’ mais comuns, os Amphiprion ocellaris, até espécies extremamente raras, como é o caso dos Peppermint Angelfish, que podem custar 30 mil euros”, especifica o gerente.
A diversidade também se aplica aos corais, que “podem custar 15 euros, 25 euros, até mil ou 1500 euros”. Os aquários são outro desafio: “temos montado alguns onde cabem perfeitamente homens deitados”.